• Vida Bela
  • Metas Concluídas em 2016: 1 ano e meio do Blog!

    metas-concluidas-administrando-a-vida
    Imagem

    Ontem o blog Administrando a Vida completou 1 ano e meio que está on line, então resolvi rever as metas de 2016, verificar quais concluí, quais concluí com ressalvas e quais não concluí. Fiquei tão feliz com a revisão que quis compartilhar com você, leitor! Quem sabe isso lhe inspire a revisar suas metas também ou a estabelecer suas metas? Espero que lhe inspire!

    Estabeleci 10 metas para o blog, metas simples e que atenderam os requisitos SMART: eSpecíficas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes (para mim, no caso) e Temporais. Uma delas ficou bem subjetiva, mas tenho uma ferramenta de análise na plataforma do blog que me permitiu mensurá-la e percebi que ela foi atingida. Não vou divulgar meus prazos estipulados para que o post seja sucinto, mas todos os prazos de conclusão foram em 2016. 

    Anotei essas metas num caderno que tenho, onde anoto todo meu planejamento de vida, meus sonhos, projetos, objetivos e metas. Listei em ordem aleatória mesmo, coloquei os prazos e organizei a lista cronologicamente, tudo mo mesmo caderno. Depois coloquei cada meta na minha agenda, marcando em cada data de acordo com o prazo que estabeleci. (Quem me acompanha sabe que comecei a usar planner esse ano, mas paralelamente continuei usando a agenda).

    Minhas metas para o blog em 2016 foram:

    1 – Manter o blog no ar

    A primeira meta do blog em 2015 quando ele foi criado foi colocá-lo no ar. Para isso acontecer várias ações foram realizadas. Para 2016 a meta foi manter o blog no ar e conseguimos! O blog continua no ar e espero que continue em 2017 também! Você, leitor, contribuiu para a realização dessa meta com suas visitas e leituras, isso me incentiva a manter o blog on line! Status: Concluída 100% Ação: Manter

    2 – Divulgar os posts nas redes sociais

    Já era uma meta para 2015, que não conclui. Divulguei timidamente no facebook uma única vez e não divulguei mais pois sempre achava que o blog não estava pronto, que não estava bom. Nesse ano insisti com a meta e divulguei, mudei meu pensamento: continuo achando que ele não está pronto, tem muitos posts que ainda não publiquei e sempre tem algo a ser melhorado. Nunca estará totalmente pronto, ele é contínuo e a melhoria também é contínua. Divulguei em todas as minhas redes sociais, sempre que faço um post novo imediatamente já o divulgo. Status: Concluída 100% Ação: Melhorar (Nem todos os posts foram divulgados, isso pode melhorar)

    3 – Distribuir cartões de visita

    Em 2015 coloquei com meta fazer cartões de visita para o blog. Fiz, porém não distribui. Fiquei com muita vergonha de distribuí-los pelo mesmo motivo de não divulgá-lo nas redes sociais. Então, nesse ano coloquei como meta distribuí-lo, entreguei cartões para pessoas mais próximas do meu círculo de amizade. Porém distribuí poucos cartões e ainda tenho vergonha de distribuir para pessoas, de modo geral (sou tímida…). Status: Concluída com ressalvas Ação: Melhorar (Distribuir cartões em todas as oportunidades)

    4 – Mudar layout do blog

    Em 2015 o blog já começou com um layout legal. Não estava feio, sei que muitos blogs começam com layouts amadores, mas, sendo eu administradora e prezando pela qualidade de serviços, não quis começar com um layout que não estivesse demonstrando que valorizo a qualidade, a excelência (não a perfeição que não existe). Mesmo estando bom, poderia estar melhor, então fiz um investimento e mudei o layout do blog, deixando-o mais apresentável, mais bonito e mais funcional. Alguns leitores perceberam que o novo layout “rodou” melhor tanto em computador, quanto em smartphones. Status: Concluída 100% Ação: Manter

    5 – Criar novas redes sociais

    Em função da meta 2, para melhorar a divulgação do blog, senti necessidade de criar redes sociais que eu ainda não tinha. Confesso que eu demorei a criar essas redes pois tinha receio de perder muito tempo com elas, sei que muitas pessoas perdem tempo com elas, então eu achava melhor não ter. Pensei melhor e resolvi criá-las, afinal é uma tendência, um caminho sem volta e sei que você leitor usa redes sociais. Criei o Instagram, o Twitter e o Tumblr. Você já me segue nas redes sociais? É uma forma de ficar ligado aqui no blog! Status: Concluída 100% Ação: Manter

    6 – Postagens no Instagram

    Dentre as novas redes criadas, o Twitter e o Tumblr uso apenas para divulgar novos posts, assim como as demais redes que eu já tinha. Já o Instagram é uma rede um pouco mais abrangente e nela eu revelo um pouco da minha vida pessoal, o que faço quando não estou blogando. O tema do blog é administração pessoal, nele posto textos sempre com o foco principal de que você leitor administre melhor sua vida, para que, com uma vida mais equilibrada você possa desfrutar da sua vida com mais plenitude. Não faria sentido falar de administração pessoal e não deixar você conhecer um pouco da minha vida pessoal, onde também busco viver com equilíbrio e plenitude, valorizando coisas simples e que fazem sentido para mim. Status: Concluída 100% Ação: Manter

    7 – Ler e responder todos os comentários

    Leio e respondo todos os comentários, no entanto essa meta não trouxe nenhum desafio para mim e gostaria que ela fosse mais relevante! Queria responder a mais comentários, mas todos os dias confiro se tem um novo comentário e na maioria das vezes não tem. No entanto vou manter a meta fazendo minha parte, olharei todos os dias se chegaram novos comentários e espero que vocês leitores comentem mais! Você já comentou algum post leitor? Comente! Assim você me ajuda a concluir minha meta e a escrever novos posts que sejam do seu interesse! Status: Concluída com ressalva Ação: Melhorar (Reelaborar a meta para que atenda os requisitos SMART)

    8 – Postar todas às terças e quintas-feiras

    Consegui!!! A meta que mais exigiu disciplina e dedicação da minha parte. Claro que não consegui 100%, principalmente por ter sido um ano muito atípico na minha vida, quem me acompanha sabe que deixei meu emprego fixo e minha rotina mudou totalmente. Eu precisei priorizar meu trabalho como autônoma, o que não permitiu que eu tivesse disponível para postar toda terça e quinta regularmente. Mas não me acomodei, publiquei em outros dias da semana assim que pude e criei uma estratégia para colocar os posts em dia. Fechamos o ano com posts terça e quinta, firmes e fortes! Status: Concluída com ressalva Ação: Melhorar (Postar terça e quinta sem falta no ano de 2017)

    9 – Escrever posts com muito carinho

    É uma meta relevante sim! Talvez a mais relevante de todas, algo que para mim é essencial: colocar o coração naquilo que estou escrevendo! Em todos os posts que escrevo sempre tenho o cuidado de fazer o meu melhor, de fazer com capricho, dedicação e com foco na qualidade. Confesso que, por conta do que relatei que aconteceu na meta 8, em alguns momentos me faltou inspiração e os posts não ficaram tão bons quanto eu queria que ficasse. No entanto, sempre fiz o melhor que pude dentro dos recursos interiores que eu tinha no momento. Então quero continuar escrevendo com dedicação, melhorando cada vez mais e que você leitor possa perceber o carinho que é depositado em cada post que faço. Status: Concluída com ressalva Ação: Melhorar (Escrever sempre inspirada, se não estiver inspirada, me inspirar primeiro para depois escrever).

    10 – Postar todos os dias no mês de novembro

    Em função da meta 8, quis repor os posts que “fiquei devendo”, que não foram postados terça e quinta. Fiz um levantamento de quantos posts estava devendo, criei um cronograma de reposição e vi que se eu escrevesse um post por dia todos os dias no mês de novembro além dos já programados eu colocaria os posts em dia e concluiria 100% a meta 8. Não consegui. Surgiu uma oportunidade de prestar serviço autônomo e precisei priorizar o trabalho rentável, não pelo dinheiro, mas porque estou iniciando minha carreira como profissional liberal paralelamente ao blog. Foi difícil decidir, fiquei num dilema e decidi pelo trabalho em detrimento dos posts de novembro.  Num primeiro momento me senti frustrada, pois estava disposta e animada para concluir e criei esse compromisso comigo mesma e com vocês, tanto que divulguei no insta que em novembro teria post todos os dias. Porém superei essa frustração, pensando que fiz o máximo de posts que pude (17 posts, 44% do total pretendido) e aprendi a lição: criei uma meta muito alta, não atingível caso aparecesse qualquer urgência ou oportunidade, como ocorreu. Status: Não concluída Ação: Melhorar (Criar apenas metas que atenda o requisito Atingível e o Princípio de Pareto, ocupando no máximo 80% do meu tempo disponível).

     Resultado: 

    Metas concluídas 100%: 5=50%

    Metas concluídas com ressalvas: 4=40%

    Metas não concluídas: 1=10%

    Manter em 2017: 4=40%

    Melhorar em 2017: 6=60%

    Observamos que 90% das metas foram concluídas, sendo que 40% – menos da metade – não foram realizadas com 100% de êxito. 

    Tenho 6 metas já para 2017, metas que precisam ser melhoradas durante o ano para que possam ser concluídas.

    Estou feliz com o resultado e animada para melhorar o blog em 2017! Penso 90% de conclusão é um ótimo resultado, considerando que o Princípio de Pareto é de 80%, foi superior ao esperado! Claro que eu queria concluir tudo, 100%, mas já falamos sobre isso aqui, e estamos falando de vida real, né gente? O legal é que vocês podem perceber que estabelecer metas é muito bom para direcionarmos nossas ações e que focar nos resultados positivos nos ajudam a estabelecer novas metas e a melhorar cada vez mais!

    Até mais!

     

    Share Button

    Deixe uma resposta