• Vida Produtiva
  • Quero planejar e realizar mais em 2017!

    Imagem
    Imagem

    Última semana do ano, já em contagem regressiva para iniciarmos o ano de 2017! E esperamos que 2017 seja melhor que 2016, não é mesmo?

    Mas não basta só esperar, se quisermos mesmo que 2017 seja um bom ano para cada um de nós teremos que agir! São nossas atitudes, nossas realizações que fazem o ano ser melhor que o anterior, e não apenas nosso desejo, nossa intenção e nossa torcida. Os desejos são importantes sim, somados às nossas ações, transformam-se em realizações!

    Então vamos agir?! Porém antes de começarmos a trabalhar para realizar nossos desejos precisaremos de planejar! Quanto melhor planejarmos, melhores serão nossos resultados.

    Então vamos planejar! Você já planejou suas ações para o novo ano? Se sim, parabéns, você está no caminho certo! Se não, vou dar algumas dicas de como planejo meu ano:

    1- Registre seus desejos:

    Tenha em mãos algum material para registrar seus planejamentos, seja uma agenda, um planner, um caderno ou até seu computador, como preferir. Registre tudo que você deseja realizar em 2017, liste tudo que vier a sua mente, mesmo desejos simples demais ou complexos demais para serem realizados.

    2 – Estabeleça objetivos de vida por área:

    Usando o princípio da roda da vida, pense em sua vida como um todo dividido em partes, onde cada parte é uma área e, em cada área estabeleça objetivos, quantos você quiser estabelecer. Como fazer isso? Ainda com seu material de registro em mãos, pense em cada uma das áreas que citarei abaixo e vá listando objetivos em cada uma delas, mesmo que sejam objetivos que não possam ser concluídos no ano de 2017, objetivos que você deseja realizar ao longo da sua vida mesmo. As áreas. segundo a roda da vida  e em ordem aleatória, são:

    Pessoal:

    Área Emocional

    Área da Saúde e Disposição

    Área Intelectual

    Profissional:

    Área Financeira

    Área Profissional

    Área da Contribuição Social

    Relacionamentos:

    Área Social

    Área Familiar

    Área Amorosa

    Qualidade de vida:

    Área Espiritual

    Hobbies, Diversão e Lazer

    Plenitude e Felicidade

    As áreas servem para dar um norte ao estabelecer seus objetivos de vida, você pode mudá-las à vontade de acordo com o que achar melhor ou, se achar difícil estabelecer tantos objetivos, pode fazer pelas áreas chave: Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida.

    3 – Estabeleça Metas:

    Para cada desejo de ano novo e para cada objetivo de vida, estabeleça metas! As metas precisam ser “SMART”:

    eSpecíficas (Torne seu desejo/objetivo mais específico possível, visualize-o mentalmente e pense em detalhes)

    Mensuráveis (Quantifique: números, dados, percentuais, use o princípio de Pareto para estipular valores)

    Atingíveis (Nada é impossível, se for, torne possível, torne atingível: faça o que depende de você)

    Relevantes (Simples ou complexos, seus desejos/objetivos precisam ser importantes para você, pergunte-se se são)

    Temporais (Coloque prazos, datas, que seja 2017 ou 2027. O que for em 2017 já coloque dia e mês)

    4 – Trabalhe com prazos

    Com suas datas definidas (tudo bem se não tiver data para todos os objetivos, você tem a vida toda pela frente para realizá-los, mas, pelo menos os que você pretende já realizar em 2017 e já transformou em metas) coloque essas datas em sua agenda ou planner. Na agenda pode ser na página no dia, no planner gosto de colocar no calendário aberto, aquele mensal. Ou coloque numa folha num local visível, em seu escritório, na sua mesa de trabalho, na porta do seu guarda-roupas, enfim: onde achar melhor para que você veja essas datas e trabalhe para realizá-las nesses prazos estabelecidos. Suas metas agora são compromissos pessoais! Anote-os e cumpra-os, isso trará muita realização para seu ano!

    5 – Tarefas pontuais

    Cada meta, cada compromisso, vai gerar tarefas menores como fazer orçamentos, contatos, ligações, etc. Além dessas tarefas temos nossas tarefas cotidianas, tarefas escolares, tarefas do trabalho, etc. Uma dica para realizar mais e ser mais produtivo em 2017 (ter mais tempo para realizar seus desejos/objetivos) é definir a frequência de cada tarefa. Você pode responder as perguntas abaixo, listando:

    • Quais tarefas você faz (ou precisa/quer fazer) todos os dias? (Assim você criará sua rotina diária, post em breve)
    • Quais tarefas você faz uma ou algumas vezes por semana? (Assim criará seu cronograma semanal, post em breve)
    • Quais tarefas você faz todo mês? (Assim criará seu cronograma mensal, post em breve)
    • Quais tarefas você faz todo ano? (Assim você criará seu cronograma anual)

    Isso facilita muito seu dia-a-dia e evita de que você perca tempo anotando tarefas que já são rotineiras. Se você já cria o hábito de fazer seu exercício físico todos os dias (de preferência no mesmo horário), de recolher o lixo orgânico toda terça e quinta feira, de organizar as finanças todo dia 5 de cada mês e de rever seus objetivos e metas todo ano, no mês de agosto, por exemplo – você planeja melhor seu ano, sobra tempo para você se divertir e fazer coisas novas como encarar novas oportunidades e desafios e até libera espaço na sua mente na hora de marcar um novo compromisso ou de flexibilizar suas tarefas rotineiras para realizar novas atividades.

    Bom, essas são minhas cinco dicas, nada de muito extraordinário, mas coisas que já faço e que para mim super funcionam.

    E você, está pronto para planejar e realizar muitas coisas em 2017? 

    Me conte nos comentários se as dicas ajudaram e se você está mais “realizador” e, consequentemente mais feliz, administrando melhor sua vida!

    Até mais!

     

    Share Button

    Deixe uma resposta