• Vida Bela
  • Organize-se para o Verão

    verao-administrando-a-vida
    Imagem

    E o verão no Brasil chegou com notícias boas: o clima será mais ameno que no ano passado!

    Eu amo quando começa uma nova estação, gosto de aproveitar ao máximo fazendo coisas, mesmo que simples, que são propícias de cada estação, como, por exemplo, no verão, dá para aproveitar o sol da manhã e curtir piscina. Gosto de “contemplar o belo”, uma expressão que aprendi num dos livros do Augusto Cury e que introduzi na minha vida, passando a admirar mais a natureza, as belezas da vida, o que há de belo ao nosso redor, a “vida bela” que é o título dessa categoria de posts daqui do blog.

    Para aproveitar o verão gosto de me organizar!

    E você, já se organizou para curtir o verão? Mesmo quem não gosta da estação e de seus programas típicos como piscina e praia, pode se organizar então para fazer outros programas, o importante é aproveitar!

    Compartilho abaixo algumas dicas para se organizar para o verão:

    1 – Check list de verão:

    Faça seu check list de coisas que você quer e precisa fazer durante o verão: o que você quer está relacionado aos programas e atividades como ir à praia e ao clube por exemplo, e o que você precisa está relacionado as ações que você precisa fazer independente da estação, como por exemplo trabalhar e cozinhar e aí fica mais fácil descobrir outras ações mais específicas, como: usar roupas mais frescas e fazer refeições mais leves. O check list ajuda muito, tem post aqui, caso você não tenha lido ainda.

    2 – Organize seu guarda roupas:

    Localize suas roupas mais leves, mais frescas e que você costuma usar mais nessa estação e deixe em local de acesso mais fácil no seu guarda-roupas. Faça o mesmo com suas roupas e acessórios de praia, caso você pretenda frequentar piscinas e praias. Quem tem pouco espaço no guarda-roupas pode colocar os casacos mais pesados, roupas e acessórios só usados no inverno em um local menos acessível. Deixe apenas uma jaqueta e um casaco leve mais acessível, caso caia a temperatura. Quem trabalha fora deve observar o dress code da empresa e ter bom senso na hora de se vestir, pois há ambientes que não permitem determinado tipo de roupa, mesmo com o calor do verão.

    3 – Organize seu cardápio:

    Na hora de montar seu cardápio ou de escolher suas refeições caso você não cozinhe, priorize pratos leves como saladas, sucos e evite ensopados e bebidas quentes. Pratos pesados também deve ser evitados, pois aumentam a indisposição que, somados ao calor, diminuem a produtividade e aumentam a sensação de cansaço. Aproveite para consumir mais frutas, verduras, legumes e alimentos bem fresquinhos!

    4 – Organize sua casa/quarto: 

    Mantenha sua casa bem organizada. Se você mora com outras pessoas, pelo menos mantenha seu quarto organizado. Claro que isso é importante em qualquer estação, mas no verão um ambiente bagunçado gera mais fadiga e estresse, na minha opinião. E uma casa com muitas cores e objetos que remetem ao inverno dão sensação de mais calor.Mantendo seu ambiente em ordem você pode aproveitar mais as oportunidades de lazer como sair, passear e se divertir. Troque suas roupas de cama, guardando edredons e cobertores em um local de menor acesso, no mesmo caso das roupas de inverno. Cortinas e roupas de cama mais leves trazem mais frescor ao quarto, à casa, de modo geral. Além de edredons e cobertas, gosto de guardar também tapetes mais pesados e as cortinas tipo corta-luz. No mais, abra as janelas, enfeite com flores e use cores mais alegres na decoração, para que sua casa fique mais fresca, ventilada e com mais “cara” de verão.

    Ah: e muito cuidado com a dengue, vamos ajudar no combate: tampe bem as caixas d´água, não deixe águas paradas em nenhum lugar como vasos de plantas, pneus, piscinas, poças de água da chuva, etc. Fiquemos atentos!

    5 – Organize sua necessaire:

    Você é homem e não tem uma necessaire? Porque não? Acho que todo homem organizado e que administra a vida tem sim uma necessaire, mas se você tem preconceito quanto ao termo, vamos chamar de kit sobrevivência. No verão é bom conferir se na sua necessaire/kit sobrevivência tem itens como:

    • Loção repelente de insetos;
    • Óculos de sol;
    • Protetor solar para rosto;
    • Protetor solar para o corpo.

    Além desses produtos, é bom levar um guarda-chuva e garrafinha com água, coloque na bolsa ou no carro antes de sair de casa. Para as leitoras mulheres é legal dar uma olhada em batons e produtos que possam “derreter” com o calor e retirá-los da necessaire, se possível. 

    Bom essas foram minhas dicas para nos organizarmos melhor neste verão, são dicas simples, mas como sempre digo: o simples é o que funciona.

    Bom verão e até mais!

     

     

    Share Button

    Deixe uma resposta