• Administrando a Vida
  • Aplicando a Ferramenta: Princípio de Pareto

    principio-pareto-80-20-administrando-a-vida
    Imagem

    Estava com saudade da série ferramentas, sobre ferramentas da qualidade aplicadas a planejamento e organização, ou seja, aplicadas na administração da vida. Como estava devendo falar sobre essa ferramenta que citei no post Estabelecer e cumprir metas em 2017, aproveitei para matar a saudade da série e para falar da minha ferramenta mil e uma utilidades na vida!

    Se eu tivesse que escolher uma ferramenta como minha preferida, sem dúvidas escolheria o Princípio de Pareto. Se você acompanha o blog, já deve ter percebido que eu vejo administração em tudo na minha vida, e se tem uma ferramenta que eu uso em tudo na minha vida, é o Princípio de Pareto.

    O princípio é bem simples – mais simples que outras ferramentas da qualidade que são mais populares – e dá para aplicá-lo em muitas situações na nossa vida pessoal.

    Segundo o princípio de Pareto, também conhecido como Princípio 80-20, Lei dos poucos vitais, Lei da escassez de setor ou princípio A B C (Quantos nomes, né?), 80% das consequências resultam de 20% das causas.

    O economista italiano Vilfredo Pareto fez um estudo e concluiu que 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, em contrapartida 20% da riqueza mundial está nas mãos de 20% da população. Portanto existe uma relação entre esses percentuais de 80 e 20, daí a ferramenta ser conhecida como 80-20. No entanto, esses números podem variar de situação para situação como 70-30 ou 75-25, o interessante é que mesmo com variações a proporção se mantém.

    Um exemplo clássico do mundo dos negócios é que 20% dos clientes são responsáveis por 80% do faturamento de uma empresa. Usando o princípio de Pareto a empresa pode identificar quem são esses clientes que correspondem a 20% da clientela total e valorizá-los, premiá-los, fidelizá-los, enfim: tomar decisões para reconhecer e manter esses clientes que dentro do contexto são os mais lucrativos, digamos assim.

    Quer ver alguns exemplos na sua vida? Observe e me conte nos comentários:

    • 20% dos números de telefone da agenda do seu celular, são responsáveis por 80% do fluxo de ligações que você faz e recebe;
    • 80% dos contatos de seu whatsapp estão lá de “enfeite”, você praticamente não troca mensagens com eles, troca com os demais 20% dos contatos. O mesmo vale para seus contatos das redes sociais, e-mails e da vida real também: 20% dos seus amigos são mais próximos à você que os demais 80%. Faça a conta: quantos amigos – amigos verdadeiros se podemos dizer assim, que você considera muito – você tem? Deu para contar nos dedos? Suponhamos que seja 10, (20%=2). Confere que, de seus 10 amigos”especiais” 2 são mais “especiais” para você? (Gente, dentro do contexto, não me interpretem mal…)

    Através do princípio de Pareto é possível montar o diagrama de Pareto ou o diagrama da Curva ABC, muito usado também nas empresas para identificação de problemas vitais e triviais e para controles em geral como controle de estoque e controle da qualidade. No entanto, na vida pessoal não vejo muito sentido aplicar o diagrama, a aplicação do princípio já é suficiente para tomar decisões e melhorar nossos resultados pessoais. Mesmo assim, se quiser que eu fale dos diagramas é só me pedir nos comentários, ok?

    Agora vamos “inventar uma moda” aqui no blog, vamos ver exemplos de 80-20 em algumas áreas da vida:

    Vida Financeira:

    • 80% da sua renda líquida mensal é usada para pagar 20% das suas contas fixas mensais;
    • Poupar 20% ou 30% (número chave) de sua renda mensal é o bastante para construir uma reserva financeira.
    • Quer aumentar sua renda através de uma renda extra e não sabe estabelecer uma meta mensurável? Estabeleça aumentar em 20 ou 30% (número chave).

    Vida Produtiva:

    • 20% de suas tarefas principais consomem 80% de seu tempo diário;
    • Planeje 70 ou 80% de seu tempo diário e deixe 30 ou 20% de tempo livre para possíveis urgências, imprevistos ou oportunidades (este item rende um post, o que acha?);
    • Quer aumentar sua produtividade diária? Observe quantas tarefas em média você realiza num dia e estabeleça uma meta de aumentar 20% do número de tarefas diárias.

    Deu para entender?

    Basicamente cerca de 20% de algo sempre será responsável por cerca 80% dos resultados. Quando descobrimos isso e queremos aplicar nas nossas vidas, basta focar nos 20% vitais e desconsiderar os 80% triviais.

    Você já reparou quanto tempo perdemos com coisas triviais? 80% das mensagens que recebemos seja por e-mails, whatsapp ou redes sociais são triviais, como: propagandas, spans, piadas, assuntos dos quais não temos interesses… Foque nos vitais (20 ou 30%) e desconsidere os triviais (70 ou 80%).

    E quantos convites para eventos sociais? Foque nos 20% dos seus contatos – amigos e pessoas especiais – dos quais você realmente você deseja estar próximo e participe desses eventos. Se você for muito sociável e isso for importante para você, faça o contrário, participe de 80% dos eventos daqueles que são de pessoas importantes para você descarte 20% dos convites, afinal não dá para ir em tudo… Ou ache seu percentual próximo a essa proporção, adapte para o que for viável para você.

    E por falar em descarte, de vez em quando é bom fazer “uma limpa” na nossa vida, não é verdade? Descartar objetos que não usamos mais ou que não nos remetem a sentimentos bons: roupas, calçados, utensílios domésticos, papelada, brinquedos, etc. Quando tenho dificuldade de descartar qualquer objeto, uso a regra 80-20. Acumulei muito material de escritório? Vou descartar 80% e ficar só com os 20% vitais. E para qualquer objeto que eu queira descartar e tenha dificuldade, descarto pelo menos 20%. (Foi o que fiz nos armários da cozinha, contei no post do faxinão que eu estava reorganizando os armários.

    E que tal fazer uma limpa nos contatos também? Use a regra 80-20 e descarte alguns contatos que ocupam espaço e tomam seu tempo em redes sociais, siga, curta, interaja com 20% que você considerar mais importantes ou o contrário, mantenha 80% e descarte 20%, já é alguma coisa… 

    Em síntese, use o 80-20 como número chave, flexibilizando quando necessário para 75-25/70-30, toda vez que quiser tomar uma decisão e um número pode lhe ajudar a racionalizar: aumentar, reduzir, priorizar. Eu também uso como número chave para qualquer cálculo de margem de segurança ou margem de erro (não estatística, de chutômetro mesmo kk). 

    Quer aumentar seus resultados? Suas notas na escola, seus resultados no trabalho, sua renda mensal, a realização de seus objetivos? Estabeleça metas de aumentar em 20, 25 ou 30%!

    Quer reduzir ou eliminar algo? Desperdícios, problemas, perdas de tempo, objetos e ações desnecessárias? Use um número chave para reduzir 20, 25 ou 30% triviais ou manter apenas 20, 25 ou 30% vitais!

    Quer priorizar o que e quem são importantes para você? Use a regra 80-20 e descubra quais são seus 20, 25 ou 30% importantes que são prioridades na sua vida! Valorize, reconheça e mantenha aquilo e quem de fato é importante, prioridade para você?

    Está com muitos problemas, quer resolvê-los (administrando a vida e seguindo as dicas do blog, é claro) mas não sabe por onde começar? Liste seus problemas. Quantos são? 20% deles dá quanto? Escolha 20% deles para ser resolvidos e foque primeiramente na resolução desses 20% que provavelmente são vitais, ou seja, mais importantes que sejam resolvidos primeiro. 

    Sempre chega atrasado e quer ser mais pontual? Sai de casa com 30 minutos de antecedência? Experimente sair mais cedo de casa, com 20% à mais de antecedência, ou seja, 36 minutos! (30 x 20%= 6 30+6=36)

    Desafio você a implementar essa ferramenta na sua vida, em uma coisa só, qualquer coisa! Quando pegar a manha e ver que funciona, vai usar pareto para tudo, assim como eu!

    Me conte aqui em que você usou a ferramenta e se deu certo!

    Até mais!

     

     

     

    Share Button

    4 Comentários

    1. jaqueline says: Responder

      Que dica legal.
      Amei seu post….
      Também sou administradora mas nunca pensei em estabelecer ligações tão práticas no cotidiano

      1. Anna Carolline Anna Carolline says: Responder

        Que bom que gostou, Jaqueline! E que legal saber que você também é administradora!:D

    2. Rai macedo says: Responder

      Legal !
      Já estou Fazendo minha lista e organizando minha coisas
      Volte deixar a Par dos resultados
      Super dicas
      Valeu !

      1. Anna Carolline Anna Carolline says: Responder

        Que legal que está se organizando, Rai Macedo! Me deixe a par sim, por favor, vou adorar saber! Obrigada!:D

    Deixe uma resposta