• Vida Produtiva
  • Estabelecer e cumprir metas em 2017

    metas-2017-administrando-a-vida
    Imagem

    O ano novo está quase chegando e estou na vibe das metas para 2017. Você já estabeleceu suas metas para 2017? Ou melhor, você cumpriu suas metas de 2016? 

    Gente, fazer uma lista de desejos para o novo ano é algo muito fácil de fazer, mas não é algo fácil de realizar se você não transformar seus desejos em metas.

    Acabei de conversar com duas pessoas que estabeleceram 10 metas para 2016. Uma delas realizou 5 metas, 50% e outra realizou 7 metas, 70%:

    • As duas ficaram felizes com suas realizações e é para isso que as metas servem: para nos impulsionar a realizá-las e ficarmos felizes com nossas realizações. Quem não estabelece metas também tem realizações, mas muitas das vezes não são nem valorizadas, pois não há como contabilizá-las, é muito mais legal quando você realiza algo que você sonhou, você fica muito mais feliz! 
    • Nenhuma das duas realizou 100% de suas metas e  isso é totalmente aceitável, inclusive é científico, há um princípio, o princípio de Pareto que fala sobre isso, falaremos sobre ele num próximo post. Por isso, se você não realizar 100% de suas metas não fique triste, faz parte! O que pode ser feito é analisar porque você não concluiu aquela meta: se foi algo que dependeu de você, se faltou um esforço à mais de sua parte, etc.
    • Uma delas realizou mais que a outra e inclusive atende o princípio de Pareto. Analisando as metas das duas, percebi que:
      • Aquela que realizou 50% estabeleceu metas mais abrangentes, que, para serem realizadas precisariam de outras pequenas metas ou submetas relacionadas à elas. Além disso, estabeleceu metas que não dependiam unicamente dela para ser realizada, envolvia outras pessoas e outras variáveis como por exemplo, recursos financeiros que ela não tinha na ocasião (levantar o recursos financeiro necessário poderia ser uma submeta para essa meta que não se concretizou). 
      • Aquela que realizou 70% estabeleceu metas mais ligadas à área profissional, o que é um diferencial – estabelecer metas em cada área de sua vida, e estabeleceu metas mais específicas, ou seja mais práticas, mais simples, no sentido de que dependia de uma única ação, sem necessidade de submetas para realizá-la.
      • As metas de ambas que não foram realizadas não consideraram o prazo: uma meta que se realiza em um ano ou menos é considerada de curto prazo. Juntar dinheiro para comprar um apartamento ou comprar um carro, pode ser uma meta de médio ou longo prazo, demorando mais de um ano para ser realizada, dependendo da capacidade de conseguir o montante, o total de dinheiro para a compra. Juntar dinheiro para comprar algo envolve outras submetas, ou seja, envolve várias etapas, várias ações para ser realizadas. Teoricamente, do ponto de vista da administração diria até que é um projeto e não uma meta devido às suas características. Também falaremos sobre isso em outro post, porém isso não interfere no estabelecimento de metas para o ano novo.

    Se você não fez sua lista de desejos para 2017, vou dar algumas dicas:

    • Não existe um número de metas ideal, liste quantos desejos quiser;
    • Se não sabe por onde começar, pense nos verbos de ação: fazer, comprar, vender, consertar, conseguir, trabalhar, juntar, continuar, estudar, aprender, viajar, conhecer, corrigir, etc. O que você quer fazer? O que você quer aprender? O que você quer estudar? Pergunte-se a si mesmo, descubra e anote suas respostas!
    • Guarde a lista num local de fácil acesso onde você vai ver sempre: na sua mesa de trabalho, na porta de seu guarda-roupas, dentro de sua agenda ou planner (nem preciso dizer que prefiro manter junto a agenda/planner, né?) Você vai acessá-la várias vezes ao longo do ano para realizar suas metas.

    Se você já fez sua lista de desejos para 2017, vamos transformar esses desejos em metas?

    • Seus desejos estão eSpecíficos? Caso não estejam, especifíque-os bem, quanto mais específicos estiverem mais chances de realizá-los. Viajar é um desejo vago, diferente de viajar para (lugar) com (nome do(s) acompanhante(s)) durante (n° de) dias no dia (data da viagem) de (meio de transporte) para (finalidade da viagem que pode ser passear, relaxar, fazer curso, etc), que é bem mais específico.
    • Seus desejos são Mensuráveis? Caso não sejam, acrescente números, quantidades, percentuais, enfim, dados numéricos. Suponhamos que seu desejo seja emagrecer. Além de ser específico, atingível, relevante e temporal, você precisa, junto ao seu(s) profissional(is) de saúde definir: Emagrecer quantos quilos? Ou perder quantos % de gordura? Ou chegar aos X quilos. 
    • Seus desejos são Atingíveis? Caso não sejam, é melhor riscá-los da lista e trabalhar naquilo que realmente você pode atingir. Um exemplo meu (não julguem, rsrs), uma meta minha é terminar a construção da minha casa, no entanto, não é atingível que eu termine em 2017 por vários motivos: ainda faltam muitas etapas que demorarão mais de um ano para serem feitas, eu dependo da disponibilidade de profissionais, dependo de recursos financeiros que não conseguirei levantar em um ano de acordo com minha renda anual, etc. Portanto, essa meta não vai para lista, vão submetas como: levantar dinheiro para a construção e construir mais uma etapa da construção total.
    • Seus desejos são Relevantes? Pergunte-se porque esses desejos são importantes para você, você terá em sua lista alguns desejos mais importantes, outros nem tantos, mas todos precisam ser importantes para você de alguma forma. Se concluir que não é importante, risque-o da lista! Deixe espaço em seu ano para realizar coisas que realmente são relevantes/importantes para você!
    • Seus desejos são Temporais? Caso não sejam, coloque data em cada um deles. Se não conseguir realizar naquela data por algum motivo, não há problemas, basta estabelecer uma nova data e ser perseverante, avaliando qual o motivo de não ter realizado, se faltou dedicação, disciplina, esforço da sua parte ou se foi algum problema externo mesmo, algo que foge de seu controle. 

    Resumindo: suas metas vão formar a palavra SMART. Uma dica legal é distribuir suas metas (sim, agora estamos falando de metas e não mais de desejos) ao longo dos meses do ano, assim, em cada mês você poderá focar em poucas metas e, a medida que for realizando-as, vai ficar mais motivado para realizar as demais, sempre aos poucos.

    Isso evita frustração de querer fazer tudo de uma vez, ir com muita sede ao pote e desistir no meio do caminho, antes do fim do ano. Lembre-se que o ano começa no dia primeiro de  janeiro e vai até dia 31 de dezembro, não há necessidade de desistir de suas metas lá para setembro à fora e deixar tudo para o ano seguinte, pessoas de sucesso tem foco na realização de sua meta e fazem hoje aquilo que podem fazer hoje.

    No mais desejo muito sucesso para você! Faça sua listinha de desejos, leia seus desejos transformando-os em metas. Distribua suas metas ao longo dos meses do ano e deixe essa lista num local de fácil acesso, de preferência junto à sua agenda/planner. 

    Sucesso hoje e em 2017!

    Até mais!

    Share Button

    Deixe uma resposta