• Vida Empreendedora
  • Quero ter meu próprio negócio

    proprio-negocio-administrando-a-vida
    Imagem

    Tem certeza? É a primeira pergunta que faço para quem me procura dizendo: “quero ter meu próprio negócio”. Após muita conversa ainda insisto: tem certeza mesmo?

    Faço isso porque já vi muitas pessoas se iludirem com relação à isso: acham que terão mais autonomia, mais flexibilidade, que não terão patrão e que terão mais dinheiro! Investem tudo que tem, economias de anos de trabalho e, às vezes o que não tem – e dão com “os burros na água”.  Isso acontece muito e, como profissional, prefiro alertar às pessoas que me procuram que “virar patrão” não é tão simples assim.

    Agora, se você já está decidido a montar uma empresa, mesmo num cenário econômico bastante crítico, sugiro que você tome cuidado e procure orientação de especialistas. Tenho observado um aumento de propagandas na TV incentivando a abertura de empresas, propagandas bem elaboradas que mexem com o emocional de quem tem esse sonho e isso me preocupa. É claro que o governo e as empresas que para ele prestam serviços vão incentivar o empreendedorismo no Brasil principalmente em tempos de crise: aumentando as empresas principalmente pequenas o governo aumenta a arrecadação de impostos. A taxa de mortalidade de empresas pequenas é muito grande, abrir uma empresa é fácil demais, manter gerando lucro não.

    Procurar especialistas não é só ir no contador não, viu gente? Passou da hora de mudarmos essa cultura! Sabe porque muitos fazem faculdade e não conseguem emprego na área de estudo? Porque infelizmente nosso país não valoriza os especialistas como deveria! E não estou falando de governo apenas não, estou falando de nós povo, onde eu me incluo: se vamos construir uma casa não queremos contratar um engenheiro. Se estamos doentes tomamos um remédio por nossa conta sem ir ao médico e por aí vai. Se você é empreendedor e quer montar um negócio além de procurar um contador procure um bom administrador. E não venha com a desculpa de que não tem, pois formam-se mais administradores do que contadores no Brasil. Além de contador e administrador procure também um advogado para esclarecer sobre contratos e trâmites legais e se precisar consulte um profissional específico de sua área como por exemplo, um bom farmacêutico se você quer montar uma farmácia.

    Abrir uma empresa é muito fácil. O difícil mesmo é manter uma empresa dando lucro, superando as estatísticas das inúmeras empresas que fecham suas portas todos os dias. Sabe porque é difícil? Porque é preciso saber administrar e não apenas empreender. Administração de empresa é para administrador, volto na questão da importância de especialistas. E insisto na questão de consultar especialistas antes de abrir sua empresa.

    Após a conversa com os especialistas você estará mais seguro e mais “pé no chão” em relação à abrir sua empresa. O Administrador irá calcular a viabilidade do seu negócio: se ele é lucrativo e quando começará a lhe dar retorno financeiro. Se os resultados forem positivos, aí você pode, de fato, começar a montar sua empresa.

    Escolha um bom time multidisciplinar: administrador, advogado e contador. Escolha uma ótima equipe de funcionários também, invista em profissionais de confiança e qualificados. 

    Esteja ciente de que você vai precisar de se dedicar muito, terá autonomia sim, mas terá que conquistá-la com bastante trabalho. Flexibilidade de horário? Não, pelo menos até sua empresa se solidificar no mercado, até lá você provavelmente trabalhará mais que todos de sua equipe. Será patrão sim, pois terá funcionários e, inclusive, terá que pagar seus salários e todos os seus direitos trabalhistas e em dia. Aliás, pagar fornecedores e impostos em dia. 

    Peço desculpas se o post lhe desapontou, mas preciso dizer que administrar uma empresa é algo sério, não é para amadores, administrar é diferente de empreender. Você vai encontrar muitos posts por aí lhe incentivando a abrir seu negócio, pense bem: eu estou contando o que não lhe contam…

    Até mais!

     

     

    Share Button

    Deixe uma resposta