• Vida Aprendente
  • Quero fazer Faculdade de Administração

    administracao-administrando-a-vida
    Imagem

    Quem me acompanha aqui no blog, já sabe que fiz faculdade de administração. Em meu convívio muitas pessoas que tem interesse em fazer faculdade  e que estão pensando em cursar administração, me perguntam sobre o curso. Por isso, resolvi escrever sobre o curso, caso você leitor esteja interessado nessa faculdade e ainda esteja na dúvida.

    A Carreira

    Raciocínio lógico e criatividade são dois requisitos fundamentais para o administrador. Atuando em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o profissional deve ser capaz de organizar, planejar, dirigir e controlar os recursos que dispõe.

    A principal diferença entre a administração de empresas e a administração pública é a ênfase específica de cada formação. (Se você quiser que eu fale sobre administração pública, diga nos comentários, que faço um post sobre o assunto ;-)). A primeira enfoca mais disciplinas como marketing, enquanto a segunda dá mais atenção a matérias como ciência política. Na prática, não é raro um formado na área pública trabalhar numa multinacional, ao mesmo tempo em que o profissional da área de empresas vá para o setor público.

    Existem possibilidades de trabalho em variados ramos da indústria e iniciativa privada, além de órgãos governamentais e empresas de economia mista. O administrador é na prática o capitão de uma empresa. Caberá a ele cuidar de problemas financeiros, de pessoal e até mesmo da estratégia que seja capaz de fazer o produto chegar ao consumidor. O lema – lucrar mais gastando menos – deve ser encarado como regra imutável.

    O Mercado

    Em linhas gerais, o mercado exige do administrador a capacidade de otimizar recursos que estão a sua disposição, que muitas vezes são inferiores aos que ele gostaria de ter. O profissional também deve saber se comportar como um líder ao assumir cargos de direção, conseguindo que os funcionários deem o melhor de si para a instituição para a qual trabalham. Aquilo que se chama “vestir a camisa”. Com a globalização da economia o mercado passou a ser muito mais competitivos e a seleção de profissionais é cada vez mais rigorosa.

    O Curso

    Da área de Ciências Humanas, o curso é possui duração média de quatro anos, variando um pouco de instituição para instituição. Entre as disciplinas obrigatórias estão as matérias como matemática, estatística, contabilidade, sociologia, teoria econômica, legislação social e tributária, e teoria geral da administração.

    É importante lembrar ao candidato que um bom desempenho universitário exige conhecimento de línguas estrangeiras, como o domínio do inglês. Também é imprescindível que o administrador saiba lidar com os recursos da informática.

    Perspectiva de Mercado*

    Quanto ao salário mínimo do profissional Administrador,  segundo o site Guia da Carreira, não existe um piso salarial mínimo único para profissionais da administração no Brasil. O CFA (Conselho Federal de Administração) sugere o salário de R$ 2.458,00 para quem inicia na carreira e pelo menos R$ 5.977,00 para profissionais com mais de dois anos de experiência. Em cidades interioranas como a que eu moro, infelizmente os salários são inferiores aos sugeridos pelo CFA.

    Minha Experiência

    Estudei Administração durante quatro anos numa instituição particular através do ProUni. Sou formada há oito anos e trabalho na área há doze anos, ou seja, desde quando comecei a faculdade. Nesses anos, trabalhei em na área administrativa e lecionei disciplinas também da área. Atualmente trabalho como profissional liberal autônoma.

    Estou contando isso para mostrar que há várias possibilidades de atuação para o administrador, apesar de nossa profissão não ser muito valorizada e reconhecida AINDA (Sim, acredito em milagres e espero que esta realidade mude). Se você quer estudar administração e quer minha opinião, estude!

    Muitos ex-alunos meus já cursaram, estão cursando ou pretendem cursar administração e eu incentivo qualquer pessoa que queira fazer este curso, por algum motivo, a fazê-lo. O curso de administração agrega valor em qualquer profissão, ao meu ver.

    Espero que o post ajude a ter uma visão geral do curso e que possa lhe ajudar na sua tomada de decisão!

    Até mais!

    *Valores pesquisados em Outubro de 2016.

    FONTE: Isto É Seu Futuro, página 50 – Edição Especial da Revista Isto É n°1509.

     

     

     

    Share Button

    Deixe uma resposta