• Vida Aprendente
  • 10 Dicas para o dia do ENEM

    enem-administrando-a-vida

    Está chegando o dia da realização da prova do ENEM e gostaria de compartilhar algumas dicas. Eu fiz ENEM quando estava no último ano do Ensino Médio (2001), no primeiro ano da faculdade (2005) e depois de formada (2010) para fazer um comparativo. Também já apliquei a prova algumas vezes, não me lembro ao certo quantas. O que posso dizer é que o ENEM mudou muito nesses quinze anos. Quando eu estava no Ensino Médio só se fazia ENEM quem estava no terceiro ano e era obrigatório. Seu objetivo era avaliar a qualidade do ensino nacional e não dava acesso à faculdade. Já quando eu estava na faculdade fiz a prova com o objetivo de tentar o PROUNI (inclusive consegui, graças a Deus \o/) não fiquei sabendo dessa possibilidade antes de começar o curso superior, para você ver como a informação ainda era novidade e não era muito divulgada. 

    Hoje o ENEM é tão importante quanto ou mais que um vestibular, a metodologia das questões mudou, o grau de dificuldade é maior, o aluno prepara-se muito mais. Eu fiz a prova três vezes e nunca estudei e sei que hoje estudar para o ENEM é extremamente importante.

    Então vamos as dicas de preparação final para o fim de semana do exame, que servem para o ENEM ou para a realização de qualquer prova ou concurso:

    1 – Não estude na véspera da prova

    Descanse. Por mais ansioso que você esteja, relaxe o quanto conseguir. Não se preocupe com o que não estudou ou com o conteúdo que o deixa inseguro. Estudar a essa altura do campeonato só vai lhe deixar mais ansioso, então confie em você e descanse, poupe sua energia para os dias do Exame. Aproveite para separar o que vai levar e o look que vai usar, como veremos nas dicas seguintes.

    2 – Tenha uma boa noite de sono

    Durma. Durma com Deus e sonhe com os anjos! Deite-se, desligue-se de tudo, coloque o celular longe de sua cabeceira, de preferência. Uma boa noite de sono vai lhe ajudar a acordar bem disposto no dia seguinte.

    3 – Faça uma refeição leve

    Converse antes com quem prepara a refeição sobre o horário ideal para almoçar e o que almoçar. Não deixe sua ansiedade lhe atrapalhar, não coma demais ou não deixe de comer. Se comer demais ou depressa demais ou uma comida pesada, você pode sentir sono depois do almoço, ou seja, durante a realização da prova. Do contrário, algumas pessoas quando ficam ansiosas não conseguem comer, (é o meu caso). Se for seu caso, coma pelo menos um pouquinho, não fique sem comer. Se comer pouco, poderá sentir fome durante a prova, sentir fraqueza e até passar mal. 

    4 – Separe o que vai levar e confira antes de sair de casa

    Deixe seus documentos separados com antecedência, faça um check list e certifique-se de levar tudo que vai precisar, como documentação, caneta, água e lanche. Se possível, não leve nem celular. Esteja atento a detalhes como:

    • Documentação original: por garantia leve mais de um documento com foto, assim evita dúvidas com relação a sua fotografia e leve tudo que for exigido no edital, inclusive Cartão de Confirmação da Inscrição;
    • Caneta: a caneta precisa ser esferográfica de material transparente, de cor preta, a melhor no caso é a Bic. Confira antes se a caneta escreve e leve mais de uma, caso uma falhe ou estoure, ou precise emprestar para alguém antes do início da prova.
    • Água: eu prefiro levar garrafinha do que pedir para sair da sala para beber água várias vezes. Mas atenção, pois a garrafa deve ser de material transparente e sem rótulo e com tampa sem lacre.
    • Lanche: barrinha de cereal para mim é o ideal. Sou traumatizada com uma “xará” que sempre fazia prova na minha frente – Enem e qualquer outra da faculdade onde éramos alocados em salas de acordo com a ordem alfabética – ela comia o tempo todo e o creck creck do biscoito me desconcentrava. Portanto, tenha bom senso e empatia, você vai passar um período do dia fazendo prova, não vai fazer piquenique. Se alguém lhe desconcentrar com creck creck, respire e retome o foco.

    5 – Vista roupas leves e confortáveis

    Deixe separado o look que vai usar. Olhe a previsão do tempo, pense no clima e nas mudanças climáticas. Regra geral vai fazer calor, mas leve uma jaqueta caso o tempo mude ou a sala tenha ar condicionado. Para mim o melhor look, tanto para homens quanto para mulheres é calça jeans, camiseta de malha e tênis. Pense em peças confortáveis. Se a cidade onde você for fazer a prova for muito quente, troque a calça por bermuda jeans e o tênis por um calçado aberto. Experimente seu look e já deixe separado de véspera.

    6 – Chegue cedo, acomode-se e concentre-se

    Se você deixa o que vai levar e o que vai vestir separado de véspera, já facilita para que a única preocupação do dia seja chegar no horário previsto ou se possível até antes. Os portões abrem as 12:00 horas, então se organize para chegar nesse horário, considere que horas precisa tomar banho, se arrumar, almoçar e sair de casa. Ao chegar, você vai sentir-se aliviado, tome água, vá ao banheiro e localize sua sala. Aguarde próximo a sua sala e, depois que entrar, sente-se, acomode-se e concentre-se. Gerencie seus pensamentos para que você pense em coisas boas ou coisas neutras, pensando que vai dar tudo certo, que você fará uma boa prova. Preste atenção na sua respiração, isso vai acalmá-lo. Se for religioso, é um bom momento para fazer suas orações.

    7 – Seja gentil e tenha atenção às orientações

    Está certo que rola um stress na hora da prova, a equipe que trabalha na realização do evento sabe disso e não vai fazer nada para lhe estressar de propósito. Seja educado, cumprimente, ouça com atenção e faça aquilo que a equipe lhe orientar, mesmo que lhe pareça “chato”.

    8 – Mantenha o foco na sua prova

    Durante a realização da prova, tenha foco. Realize as questões com atenção e esteja atento ao tempo, cada vez que o aplicador anunciar quanto tempo já se passou, pense no seu andamento, se está dentro do tempo ou se precisa acelerar. Mas acelerar não significa perder a qualidade e responder de qualquer jeito. É um olho no tempo e um olho na prova. 

    9 – Não se compare com o colega do lado

    Se tem algo que pode roubar sua concentração, tirar o foco da sua prova e comprometer seu resultado é olhar para os lados ao invés de olhar para sua prova. Vai por mim, “a grama do vizinho parece mais verde”, sempre digo isso aqui no blog. Se você seguir a dica anterior, mantendo o foco vai ficar mais tranquilo. Não caia na tentação de olhar par o vizinho, do contrário vai achar que ele está mais adiantado que você, ou mais tranquilo que você ou até que vai se sair melhor que você. Não se preocupe com nada disso, e se por acaso pensar, retome o foco!

    10 – Confira tudo sem presa de ir embora

    Ao terminar sua prova, veja quanto tempo ainda tem disponível para preencher o gabarito e confira tudo, certificando-se que realizou todas as questões sem pular nenhuma. Se pulou, faça a questão. Preencha o gabarito com muita atenção. Parece óbvio, mas experiência própria: já ouvi muitos candidatos dizerem que se apavoraram; viram “todo mundo ir embora” (o perigo da comparação da dica anterior); estavam cansados; viram que não ia dar tempo de fazer tudo (o perigo de perder o foco do tempo); erraram ao passar para o gabarito (o perigo de não prestar atenção), etc. E você vai ouvir muitos colegas falarem isso, mas que não seja você a dizer.  Cansado você vai ficar mesmo, a prova é cansativa, mas faz parte, você precisa passar por isso. A hora de descansar é à noite, pois no dia seguinte tem mais um dia de prova, e depois do segundo dia de prova você vai descansar o quanto quiser.

    Bom, espero que as dicas sejam úteis, me conte aqui nos comentários se você seguiu alguma dica.

    Boa prova, boa sorte e até mais!

     

    Share Button

    Deixe uma resposta