• Administrando a Vida
  • Folha de Verificação e Checklist

    Imagem
    Imagem

    Sempre costumo dizer que “o simples é o que funciona”. Administrar a vida é simplificar, a vida é simples, nós é que complicamos as coisas.

    Hoje vamos falar da ferramenta da qualidade mais simples do mundo, sério: a folha de verificação. Considerada como a mais simples das ferramentas da qualidade, pode ser usada em planejamentos e pode ser usada demais no nosso dia-a-dia.

    O que é a folha de verificação? Uma folha onde serão anotados dados para verificar algo. Tão simples, que é até difícil de explicar. Para usar a ferramenta folha de verificação, basta anotar dados em uma folha, dados esses que serão usados para fazer alguma comparação, acompanhar um crescimento, enfim, tomar alguma decisão.

    Anotar, simplesmente. Como sempre digo para meus alunos: “pessoal, anota”! Em plena era da informatização a gente se esquece de que anotar é algo tão simples, tão fácil e que simplifica nossa vida.

    Para facilitar a visualização, a folha pode conter um quadro, uma tabela, uma planilha o que facilita também a coleta e a análise dos dados coletados.

    Podemos usá-la em vários momentos da nossa vida pessoal, por exemplo: Anotar o estoque de alimentos de sua dispensa e geladeira, elaborar sua lista de compras do supermercado, listar ingredientes de uma receita culinária, elaborar listas em geral, fazer controles em geral, inclusive controles com datas e prazos. Resumindo: qualquer coisa que queira fazer na forma de planilha, pode ser feito na forma de folha de verificação.

    Além da folha de verificação, eu gosto de usar checklists, acho que são da mesma família, se é que posso dizer assim. Um checklist, do inglês check, verificar e list, lista, é uma lista de verificação ou verificações. É uma ferramenta de controle, mas pode ser inserida num planejamento quando, ao planejar, você já listar aquilo que precisará verificar na execução.

    Você pode não ter ouvido falar de folha de verificação, mas já deve ter usado o termo checklist, o termo é mais popular e não se limita ao mundo das empresas, é muito comum usá-lo em qualquer coisa no nosso dia-a-dia.

    Então vamos diferenciar que numa folha de verificação são levantados dados como números, percentuais, datas. O check list é uma versão mais simples ainda (ou seja, muuuuito simples), onde podem ser listadas apenas frases, expressões, palavras, abreviaturas para lembrar-se de algo ou de alguma sequência.

    O mais legal de ambos é que eles levam a criar um hábito. Para explicar melhor, eu criei um check list para “sair de casa” (me julguem, mas sou desatenta e sempre esquecia algo, essa é minha realidade). Anotei uma sequência simples de coisas que preciso fazer antes de sair de casa, em minutos:

    • Tenho que levar algo específico?
    • Se sim, está na bolsa ou perto da bolsa?
    • Celular-carteira-chaves estão na bolsa?
    • Conferi se tem comida e água para os pets?
    • Fechei janelas?
    • Fechei portas?

    Gente, pode parecer bobeira, mas essas seis perguntinhas salvaram minha vida! Digo salvaram, pois criei o hábito e tenho esse checklist memorizado e passo-o mentalmente ao sair de casa. É legal até para quem tem TOC* e tranca a porta várias vezes ou depois que sai fica com a sensação de que deixou a porta aberta ou sem trancar. Não é bobeira, é simples, o simples que funciona.

    Você pode usar check list para tudo que queira criar o hábito. Esse eu deixo na minha carteira (está até hoje), mas você pode criar uma nota no celular, colocar na sua bolsa, onde achar melhor. É como uma colinha de prova. Eu tenho um checklist de sala de aula, colei com papel contact na frente da minha pasta de professora, assim, quando eu tirava a pasta da sala dos professores já via o que eu tinha que levar. Não é bobeira, quem é professor vai me entender, pois sabe quanta coisa a gente tem que lembrar de fazer ao trocar de sala/turma.

    Outra vantagem é que estou puxando na memória o que tem no meu checklist de professora e não consigo lembrar, sabe por quê? Porque minha pasta não fica aqui em casa e essa é outra vantagem do checklist e da folha de verificação: não precisamos ocupar nossa memória e gastar energia com coisas que só precisamos lembrar em determinados momentos! Melhor evitar a fadiga, não é verdade?

    Se você me perguntar agora (marido é mestre nisso) o que preciso comprar no mercado, de imediato vou lhe responder que não sei. Mas está anotado na minha “folha de verificação” intitulada como “Comprar no supermercado”, aonde vou anotando o que preciso comprar ou repor à medida que vou lembrando, normalmente quando estou cozinhando. Pouco antes de sair para o mercado alinho com o marido se precisamos de algo que não está na lista.

    Aposto que você descobriu que já usa essas ferramentas, ou pelo menos uma delas, acertei?

    Conte-me nos comentários se você usa o método de verificação na sua vida pessoal e para quê você usa.

    Caso você queira algum modelo de folha/lista mais específica para alguma atividade pessoal, me conte aqui, pois posso disponibilizar ou criar caso eu não tenha (o que acho pouco provável, kk)

    Até mais!

     

     

    Share Button

    Deixe uma resposta