• Administrando a Vida
  • Como usar Cronograma em Planejamentos

    cronograma
    Imagem

    Se tem uma ferramenta simples e que podemos usar em praticamente tudo na nossa vida, nos nossos planejamentos, essa ferramenta é o cronograma. Talvez você já tenha usado, as meninas leitoras aqui já devem ter ouvido falar em cronograma capilar, algo que está na moda.

    O que é um cronograma?

    Do grego, khronos significa “tempo” e gramma significa “alguma coisa escrita ou desenhada”. Em poucas palavras, fazer um cronograma é escrever as atividades que você quer realizar em determinado tempo! Quer definição mais simples que essa? Fazer um cronograma também é muito simples, é ótimo para organizar as ideias em função do tempo e facilita muito no nosso dia-a-dia.

    Como fazer um cronograma?

    Pense nas atividades que você deseja realizar e liste-as. Em seguida, coloque essas atividades em ordem cronológica, ou seja, em ordem de tempo, ordenando por qual você precisa realizar primeiro. Na sequência, estipule o tempo que você imagina ser necessário para a realização dessa atividade. Nessa etapa é necessário criar um padrão: você pode trabalhar com datas específicas, com dias da semana, com meses, com horários, ou seja: da forma que você achar melhor, mas escolhida a forma mantenha o padrão: se meses, trabalhe só com meses, se datas, trabalhe só com datas, do contrário seu cronograma pode ficar confuso e não funcionar, como digo sempre: o simples é que funciona!

    Exemplos de cronogramas para administrar a vida:

    Vamos usar o exemplo que citei, o cronograma capilar: se você buscar na internet vai achar vários modelos de cronograma capilar… mas o legal é criar o seu, ou pelo menos adaptar o modelo que você encontrou na internet para sua realidade. Eu vou usar o meu como exemplo (matando dois coelhos com uma só cajadada, para as leitoras mais próximas que me perguntam sobre como cuido do meu cabelo):

    Primeiro li sobre o assunto e agradeço as amigas blogueiras que explicaram tão bem sobre o assunto que eu desconhecia, obrigada! Depois criei um cronograma adaptado dos modelos. As atividades a serem listadas são as lavagens do cabelo que se diferem entre hidratação, nutrição e reconstrução. Essas atividades são realizadas em função do tempo, considerando que lavamos o cabelo algumas vezes por semana, então definimos três vezes por semana, tipo terça, quinta e sábado, ou segunda, quarta e sexta. O tempo padrão portanto são os dias da semana. Meu cronograma então, ficou assim:

    cronograma-capilar

    Note que no primeiro não trabalhei com cores, no segundo já colori linhas e no terceiro colori cada atividade de uma cor, o que facilita a visualização. Mas os três são o mesmo cronograma. A planilha foi criada no excel, recortei e colei na minha agenda, sem cores mesmo. No meu novo planner ( que já deveria ter chegado mas que ainda não chegou) vou colar o coloridinho. E funcionou, viu, rsrs! Segui direitinho e, em poucos meses, meu cabelo melhorou bastante, gostei muito!

    A ideia desse exemplo é reforçar que o cronograma é algo simples e que funciona, é uma ferramenta da administração que você que não é administrador pode e deve usar! Não precisa nem de fazer no computador, pode fazer a mão mesmo!

    Outros exemplos de cronograma que podemos usar na nossa vida pessoal: Cronograma de Refeições/Alimentação, Cronograma Diário/Rotina Diária, Cronograma de Estudos, Cronograma de Evento (Congresso, Encontro, etc), Cronograma de Tarefas Domésticas, Cronograma de Exercícios Físicos, Cronograma de Passeio/Viagem, Cronograma de Atividades dos Filhos, Cronograma de Qualquer (sim, qualquer) Projeto Pessoal ou Profissional.

    Leitor, só aqui citamos dez exemplos de cronogramas pessoais que podemos utilizar, se você não costuma usar, sugiro que use pelo menos um para fazer teste, tenho certeza que você vai gostar.

    Se quiser posso fazer mais posts sobre os cronogramas citados, me conte nos comentários se você usa algum!

    Até mais!

    P.S: Semana passada a sinusite me pegou, acabei não postando, me perdoe! Mas já estou melhor!

     

    Share Button

    Deixe uma resposta