• Vida Produtiva
  • Como decorar seu Planner

    Decorar Planner Agenda
    Imagem

    Já falei em posts anteriores que o objetivo de um planner é ajudar a administrar a vida, no planejamento, na organização e no controle das tarefas e atividades do dia-a-dia. Mas tem pessoas que amam decorar seja cadernos, agendas e planners.

    Eu não sou de decorar muito, com tantos afazeres acabo tendo que priorizar outras coisas, mas quando criança e adolescente gostava muito de manter os cadernos e agendas bem decorados, algo que minha mãe me ensinou. Ela encapava meus cadernos escolares com papel de presentes e colava figurinhas recortadas de revistas que iriam para descarte, um mimo, né gente? As figurinhas eram usadas como se fossem adesivos, que naquela época não eram tão comuns (não que eu seja velha, kk), mas ter cartela de adesivos era “ostentação”.

    Se você é desses que adora enfeitar, aproveite enquanto pode! Faça do seu momento de planejamento uma terapia, um momento agradável que ajuda e muito para que você tenha gosto por planejar e para que tenha gosto de ler as anotações. Convenhamos que não é legal ler anotações mal feitas, com letra ilegível e sem capricho e anotar para não ler não faz sentido para fins de organização.

    Então separei algumas formas de decorar seu planner, usando como exemplos imagens disponíveis da internet:

    1- Abas e Marcadores

    Alguns planners já vem com abas com nome dos meses e com marcadores de páginas. Você pode utilizar marcadores para marcar páginas específicas ou que tenham anotações importantes. Você também pode criar abas com nomes dos meses, eu fiz as minhas e aproveito de um ano para outro, usei retalhos de cartolinas coloridas e papel contact. Além disso, você pode fazer seu marcador de página, para decorar e marcar a página da data atual.

    Abas e marcadores decorar

    – Adesivos

    As meninas em geral adoram adesivos. Como em minha infância não tinha muito acesso a adesivos, na minha adolescência eu tinha dó de gastar os poucos que tinha. Mas hoje em dia é muito fácil ter adesivos, basta comprar cartelas avulsas ou até imprimir os seus. No pinterest tem várias opções de folhas de adesivos para serem baixadas, no meu tem até uma pasta específica com o nome planner, você pode buscar umas ideias lá, se quiser. Não há regras para adesivos, é só usar a criatividade. Alguns adesivos além de decorar trazendo um ar mais alegre, também são bastante funcionais e você pode personalizar os seus com palavras como: médico, lembrar, aniversário, etc.

    Adesivo decorar

    3 – Blocos autoadesivos (Post-its)

    Minha paixão, mania dos tempos de secretária, uso até demais! Uso no planner, quando tem alguma informação “solta” que preciso anexar para lembrar. Há quem goste de muitos bloquinhos coloridos, vale a regra de ser agradável visualmente e se você usa-os para decoração ou por ser funcional. Eu gosto da funcionalidade, carrego um bloquinho na bolsa para caso precise anotar algo e depois colo no planner. Também gosto da flexibilidade de colar e descolar para colar em outro lugar, caso seja alguma tarefa que não tenha uma data fixa, geralmente uso para pendências que não tem muita urgência em ser resolvida, só mais para lembrete mesmo.

    Post it decorar

    4 – Canetas Coloridas

    Há quem goste de escrever tudo só com caneta azul ou só com caneta preta, principalmente os homens. Há quem destaque só alguns pontos com canetas coloridas, no caso de quem escreve só de azul ou só de preto, pode destacar alguma informação importante com uma cor, como o vermelho por exemplo. Há quem goste de escrever tudo de colorido, geralmente as meninas, quanto mais colorido melhor! E há quem relacione determinados tipos de anotações com determinados tipos de cores, por exemplo: compromissos com caneta de cor vermelha, provas e trabalhos na cor verde e por aí vai. Minha dica é criar um padrão de acordo com seu gosto, de forma que você entenda e fique visualmente agradável de olhar.

    Canetas decorar

    5 – Canetas Marca Texto

    Estudantes, universitários, concurseiros e profissionais de escritório não vivem sem, marca textos são muito úteis. Há quem goste de tudo bem marcado, bem neon! Eu gosto nos livros e nas apostilas, ou seja, em material de estudo. No planner uso o mínimo possível e em informações que mereçam muito destaque, pois a anotação com marca texto é a primeira que salta os olhos, para mim não é agradável visualmente. Só marco em alguma tarefa que anotei, deveria ter feito antes, não fiz (procrastinei) e se tornou urgente, então marco para eu não procrastinar novamente.

    Marca texto decorar

    6 – Carimbos

    Quando criança ganhei carimbos de presente de minha tia e me apaixonei por eles! Outra mania dos tempos de secretária, kk. Acho prático para o “mundo real”, pois, tanto podem fazer a mesma função decorativa de adesivos, como podem ser personalizados com palavras que você usa muito, como por exemplo, “ligar, comprar, pagar…” Para os adultos e para quem não gosta de muita cor são ótima opção.

    Carimbos decorar

     

    7 – Clipes 

    Por mais que eu não goste e evite papéis avulsos porque se perdem com facilidade, não dá para viver totalmente sem eles. O ideal é colar esses papéis para que não se percam, seja com cola, com fita adesiva, com adesivo ou pelo menos prender com clipes. Outra opção é colocá-los todos num mesmo local, se seu planner tiver um bolso próprio (alguns modelos têm) ou eu gosto de colar um envelope na contra capa para colocar papéis soltos. A decoração fica por conta de usar fita adesiva (washi tape) e clipes bonitinhos para este fim.

    Clipes decorar

    8 – Lápis de cor

    Todos nós, homens e mulheres amamos lápis de cor pelo menos na nossa infância. Se você faz do preenchimento do seu planner um momento de terapia, deve gostar de colorir desenhos e criar detalhes com lápis de cor. Mas se você faz anotações com mais pressa, o lápis de cor pode ser útil para criar algum ponto de destaque numa anotação, ou um sombreado numa data ou numa informação que merece ser destacada. Eu não uso no dia-a-dia, mas na hora de fazer meu planejamento anual que é bem terapêutico para mim, gosto de colorir o calendário do ano vigente com cores clarinhas já criando marcações e sombrear a página do meu aniversário, por exemplo.

    Lápis de cor decorar

    9 – Recortes estilo Scrapbook

    Você pode adaptar o conceito de scrapbook para seu planner, porque não? Além de ser econômico, é algo sustentável, pois você pode reutilizar retalhos de papel de presente e revistas antigas que iriam ser descartadas, fazendo a vez de adesivos.

    Scrapbook decorar

    10 – Washi tapes (Fitas adesivas)

    Além de decorar, usar fitas adesivas é bem prático e pode ser bem funcional. Há quem goste de usar bastante, colá-las em todas as páginas. Há quem goste de usá-las apenas para dar um destaque, marcando determinado dia, semana ou informação. Dá para criar adesivos recortando formatos de setas, bandeiras, bolinhas e o que a criatividade mandar. Gosto de marcar períodos prolongados, por exemplo, um período que estarei em viagem ou que estarei participando de determinado evento. Assim não preciso ficar repetindo anotação todos os dias, basta olhar a área delimitada com a fita para visualizar como me organizar naquele período. Outra vantagem é que dá para escrever sobre a fita. Antes fazia isso fazendo um traço com a régua e marca-texto, mas como disse acima não gosto muito de marca texto no planner. E se eu precisar desmarcar a viagem ou o evento for adiado é só descolar a washi tape, com a caneta marca texto não tem jeito de desmarcar sem rasurar.

    Washi tape decorar

    Bom, espero que você tenha muita criatividade para decorar seu planner, sua agenda ou até seus cadernos. O importante é que você encontre o jeito que mais lhe agrada visualmente e que o momento de planejar sua vida, suas tarefas e seus compromissos, seja divertido e prazeroso!

    E você, como decora seu planner?

    Até mais!

    Share Button

    2 Comentários

    1. Ótimo post! Explicou de forma bem detalhada. Estou começando agora nesse mundo dos planners e apesar do objetivo principal ser a organização e planejamento, um pouco de decoração faz bem e relaxa.

      1. Anna Carolline Anna Carolline says:

        Que bom que gostou, Sabrina! A decoração pode motivar seu momento de planejamento, deixando-o mais prazeroso!☺

    Deixe uma resposta