• Vida Produtiva
  • Tipos de Planners

    Se você está procurando um planner para chamar de seu e já andou procurando pela internet a fora, já deve ter percebido que, com uma infinidade de imagens de planners fica até difícil escolher um. Por isso separei alguns tipos e modelos para que você escolha um que seja mais funcional e que se adapte à sua realidade.

    Life Planner

    Life Planner é um termo patenteado por uma empresa dos Estados Unidos, a tradução ao “pé da letra” significa planejador de vida. Então quando ouvimos o termo LifePlanner™, ele se refere à determinada marca de planner, o que não quer dizer que outros planners de outras marcas não tenham função de planejadores de vida. A ideia do Life Planner é que ele seja usado como uma ferramenta para planejar as atividades ao longo dos meses que façam parte de seus objetivos de vida, focando nas suas metas pessoais e não apenas em tarefas e compromissos do dia-a-dia.

    Imagem
    Imagem

    Daily Planner

    Daily Planner significa em sua tradução planejador diário, porém há poucas opções de modelos no mercado com páginas como de uma agenda diária, com uma página por dia. Geralmente planners tem pouco espaço para anotações diárias, o termo Daily Planner está mais ligado ao conceito de se planejar todos os dias do que ser equiparado a uma agenda diária. Por isso, se você gosta de escrever muitas coisas e/ou tem muitas tarefas a serem feitas ao longo do dia que precisam ser anotadas, é melhor usar uma agenda diária ou procurar um planner mais específico ainda, como para noiva (Wedding Planner), para mamãe (Mother Planner), para professor (Teacher Planner) ou para Blogueira (Blogger Planner) e por aí vai… Ou criar/adaptar o seu!

    Imagem
    Imagem

    Weekly Planners 

    Weekly Planner é um planejador semanal, ou seja, suas páginas são como de uma agenda semanal, de forma que estando aberto seja possível visualizar a semana toda em duas páginas. Quanto ao layout, tem o Vertical e o Horizontal, com pautas ou sem pautas, você pode escolher o que preferir.Quanto ao modelo é o que tem mais opções no mercado. Ele é ótimo para quem, assim como eu, gosta de planejar a semana, para ter uma noção geral de como será o desenrolar da mesma.

    Imagem
    Imagem

    Pocket Planner

    O Pocket Planner é uma versão de bolso, é pequeno, fininho e bem leve. Os modelos variam bastante, mas a maioria é como um planejador mensal, um calendário aberto, para anotar o essencial mesmo. Ele é bem versátil e compacto, eu ganhei um de presente de um primo que mora nos Estados Unidos, (ainda não vi dele no Brasil) e amei! Usei para anotações relacionadas ao meu dia-a-dia de professora como trabalhos e provas que eu marcava, num período que eu estava num ritmo frenético e ele me salvava. Eu não costumo separar atividades de trabalho das pessoais quando me organizo, mas, nesse caso específico eu estava trabalhando loucamente e o pocket planner foi “mão na roda”. Legal para levar na bolsa ou em viagens. Ideal para quem faz poucas anotações ou para quem faz planejamentos específicos com muitos prazos de entrega para serem lembrados. Cabe no bolso literalmente, é o modelo mais barato de todos!

    Imagem
    Imagem

    Personalizado

    O planner personalizado chegou ao Brasil há poucos anos, mas já era comum nas marcas gringas. Algumas empresas lhe dão a opção de personalizá-lo: colocar seu nome ou nome da sua empresa, escolher sua capa, escolher capas avulsas para trocar quando quiser e até mesmo escolher o layout da página e acrescentar seções específicas de acordo com sua realidade. Algumas empresas também vendem acessórios como capas no estilo de fichário, adesivos, clipes e outros itens para quem gosta de decorar seu planner e deixá-lo mais personalizado ainda. Esse costuma ser o tipo mais caro de planner, por isso pense bem antes de comprar e veja se tem outros modelos não tão personalizados, mas que lhe atendam bem.

    Imagem
    Imagem

    Planner Sem Datas

    O nome não é esse, estou chamando assim para ficar mais fácil de identificar. Esse foi o primeiro modelo de planner que conheci e pretendo ter um (para usar como diário, não como planejador). Ainda não comprei, pois tinha esperanças que ele chegasse ao Brasil em breve, mas até hoje não chegou, pelo menos não que eu saiba (se alguém souber me conte, por favor, nos comentários). Se não me engano sua origem é asiática, ele é um planner todo em branco, parece um caderno, porém seu layout é próprio para que você preencha suas datas com caneta ou adesivos e algum modelo já vem com os adesivos próprios para este fim. Ele é legal para quem tem rotinas flexíveis, para alguém que tem muitas atividades numa semana, por exemplo, e em outra não, assim não fica espaços sem preencher como numa agenda que num dia você escreve bastante e num outro você não escreve nada. Também é legal para quem quer começar a usar um planner a qualquer momento e não é em qualquer época do ano que achamos planners e agendas para comprar. Com esse modelo você não tem desculpas, pode se organizar a qualquer época do ano.

    Imagem
    Imagem

    Customizado – DIY

    Uma opção mais econômica é fazer seu próprio planner! Você pode usar um caderno, uma agenda ou um fichário… Pode criar sua capa usando recortes de revista, fotos, papel de presente, tecido, papel contact, etc. Você também pode imprimir as folhas e pode encadernar. Muitos sites e blogs dão a opção de baixar gratuitamente modelos de planners, você pode baixar o seu e imprimir ou pode criar seu próprio modelo no computador. Opções não faltam é só usar seu talento e sua criatividade.

    Você tem seu tipo de planner preferido? Compartilhe aqui nos comentários!

    Espero que você tenha gostado do post!

    Até mais!

    P.S: Não é publieditorial.

     

    Share Button

    4 Comentários

    1. Adorei sua explicação. Eu descobri hoje sobre planner e gostei, já estou pensando em fazer um para mim o tema que procuro e o teacther planner. Sou professora de educação infantil e estou a procura de um que tenha o planejamento anual, mensal, semanal e diario, tenha também relatórios e outras coisas que não sei ainda . Vc pode me ajudar onde encontrar para baixar ou como fazer um com cara de educação infantil. Agradecida e esperando um retorno Flavia

      1. Anna Carolline Anna Carolline says:

        Oi, Flávia! Que legal, também sou professora, porém não da educação infantil. Pelo que entendi, você gostaria de criar o seu, é isso? De qualquer forma, vou deixar algumas opções:
        Links de Teacther Planners prontos, mais específicos das marcas Erin Condren e Plum Paper, para você tirar ideias:
        https://www.erincondren.com/teachers-lesson-planners
        http://plum-paper.myshopify.com/collections/teacher-planners

        No pinterest, tenho uma pasta com nome planner, lá tem muitos adesivos fofinhos que você pode baixar para enfeitar seu planner (inclusive de corujinhas, que nós professores amamos):
        https://pt.pinterest.com/annacarollineb/planner/

        Vou deixar links de lojas caso queira comprar um importado pronto e personalizar, foi minha opção 2016/2017:
        http://www.allposters.com.br/-st/Agendas-e-calendarios-posters_c108813_.htm?WT.cg_n=Search+Ahead&SSK=agendas%20e%20calend%C3%A1rios (Comprei o meu nessa loja, atenção para não se confundir, pois calendários e planners estão na mesma categoria)
        https://www.amazon.com/Calendars-Planners-Teachers/b?ie=UTF8&node=1069000 (Tem modelos da Erin Codren e Plum Paper que tem Teacther Planners)

        No “Em Casa Blog” tem um modelo lindo, sem datas, para baixar gratuitamente:
        http://www.emcasablog.com/downloads/download-planner-a4-a5-e-tilifax/#comment-1936

        Não encontrei outros modelos mais específicos de 2017 para baixar, teria que personalizar mesmo. Estou até pensando em criar um para professores e disponibilizar aqui no blog ou no meu pinterest, quem sabe?

        Espero ter ajudado! 🙂

    2. Olá Anna! Adorei seus posts! Adoro planners, mas tenho muita dificuldade de encontrar pra vender no Brasil, principalmente os montly planners. Vc tem alguma dica de onde encontro/ compro??? Obrigada!

      1. Anna Carolline Anna Carolline says:

        Olá, Maíra! Que bom que gostou! Os planners do Brasil no geral são bem caros, os mais conhecidos são da Paperview, da Evertop e da La Pomme. Eu comprei o meu no http://www.allposters.com.br, pesquise por planner ou por calendário! 🙂

    Deixe uma resposta