• Vida Financeira
  • Como criar reservas financeiras

    Imagem
    Imagem

    Quase terminando o dica por dica do post Administrando Finanças Pessoais, passemos a dica n°9: Tenha reservas financeiras:

    “Muitas pessoas fazem dívidas não por falta de administração mensal das finanças pessoais, mas em momentos de emergência, aqueles momentos em que você precisa desembolsar um dinheiro que não tem e é pego de surpresa. Portanto, para não ser surpreendido por um desemprego, uma doença, ou até por algo bom como uma oportunidade de negócio ou viagem, especialistas sugerem que você tenha uma reserva financeira. Ao planejar seu mês, estipule um valor dentro da sua realidade e anote-o como compromisso mesmo, como se fosse uma conta a pagar e guarde esse valor. Você não paga o dentista? Não paga o médico? E porque não pagar a você mesmo?”

    Quem leu o post anterior, viu que eu falei de cofrinho e poupança como forma de juntar dinheiro, economizar em prol de um objetivo, algo que você queira comprar ou realizar. Mas ambos também são formas de fazermos uma reserva financeira. Exemplo disso, é que eu particularmente já usei tanto dinheiro de cofrinho como de poupança para situações “surpresas”, sendo que não era o objetivo inicial deles.

    Convenhamos que todos nós estamos sujeitos a situações em que temos que desembolsar algum dinheiro que não estava em nosso orçamento, em nosso planejamento. Fazemos planos, mas a vida não é plana, é cheia de altos e baixos, bem sabemos. Nessas situações, precisamos de achar uma saída, então, a melhor solução é recorrer a sua reserva financeira. Se você não tiver um dinheiro reservado para essas possíveis situações que surgem fora do planejado, você vai precisar recorrer a empréstimos, correndo o risco de se enrolar; ou parcelar o valor, sujeitando-se ao pagamento de juros, ou, se você não tiver mesmo uma fonte para recorrer e não pagar, fará uma dívida. Acho que já disse aqui no blog que trabalhei com cobranças, então sei que é bem comum as pessoas apontarem essas surpresas da vida como motivo por não pagarem a seus credores.

    E não queremos ficar endividados, não é mesmo? Tanto que já falamos de dívidas em post anterior e, se quisermos administrar nossas finanças pessoais precisamos manter pagamentos em dia, algo que também já falamos por aqui.

    Se você não tem uma reserva financeira, comece já fazendo a sua: pode ser cofrinho, pode ser poupança. Pode ser previdência privada ou qualquer outra forma que funcione para você. Estipule um valor que você pode reservar todo mês, e comece! Se o valor que você pode reservar mensalmente for pequeno, não se preocupe, comece mesmo assim. Depois de começar é importante ter o compromisso de reservar seu valor mês a mês, com perseverança. Se num mês ou outro não conseguir fazer sua reserva por algum motivo, não tem problema nenhum, só não pode desanimar.

    Se você tem uma renda fixa mensal, é interessante pensar numa previdência privada, já planejando uma reserva financeira a longo prazo. Procure o banco de sua preferência para se informar melhor, caso seja de seu interesse. Diferente da poupança quando você deposita e saca o quanto e quando quiser, a previdência privada tem valores fixos mensais e só podem ser retirados depois de um determinado tempo. Essa é uma forma de reservar dinheiro à perder de vista e exige muita disciplina, pois é um valor fixo que deverá ser investido todo mês e que só poderá ser utilizado na realização de seus objetivos mais a longo prazo, ou até mesmo na sua aposentadoria privada.

    Existem muitas outras formas de se fazer investimentos financeiros como investir em bens, sejam imóveis ou veículos que podem ser negociados num momento futuro, ou investir em ações na bolsa de valores. Caso haja interesse, podemos falar disso em outro post, por hora citamos reservas financeiras mais simples e acessíveis que qualquer pessoa pode fazer e que não são muito arriscadas.

    Espero que este post lhe incentive a fazer suas reservas financeiras, me conte nos comentários se você já faz algum tipo de reserva.

    Até mais!

    Share Button

    Deixe uma resposta