• Vida Bela
  • Início do Inverno

    Imagem

    O post está só um pouquinho atrasado, quase uma semana depois da chegada oficial do inverno, dia 21 de junho, para dizer que o inverno chegou! Acho que hoje é que me dei conta de que está frio. Parece obvio, mas a cidade em que moro é muito quente e no inverno do ano passado lembro que não usei nem blusa de frio, no máximo uma jaqueta jeans. Estou estranhando esse frio, mas estou amando esse tempinho!

    Amo estações do ano, amo ver como a natureza nos ensina que tudo tem seu tempo. Já tinha falado aqui no blog da primavera – minha estação preferida, do verão – estação que predomina em nosso país e em minha cidade, do outono – estação em que nasci, só faltava falar do inverno. E nessa primeira semana da nova estação aproveitei muito, procurando ficar em casa o máximo que posso, então continuo firme com meu chinelo de quarto desde o outono e bem agasalhada. Sem falar que viajei com uma amiga para um lugar que estava mais frio que aqui e adorei passar o dia “encapotada” com direito a gorro e luvas.

    E o que o inverno tem a ver com a administração da vida?

    Como já disse nos posts anteriores: adaptação! Administrar a vida e nos adaptar ao clima frio. Essa adaptação envolve cuidados com nossa pele, nossa alimentação, nossa saúde e nosso bem estar, de modo geral. Assim como no outono, as doenças como resfriados, gripes e alergias continuam se proliferando no inverno.

    Adaptar-se ao inverno não é só se agasalhar, mas manter a disciplina: Nada de ir para a escola ou para o trabalho mal humorado porque queria ficar em casa. Nada de dormir “mais que a cama”, perdendo a hora e se atrasando para a escola, para o trabalho e para compromissos.

    E vamos combinar, pessoal: Para quê ficar reclamando do frio? Tem gente que fica reclamando o tempo todo, dizendo “ai que frio”, “odeio frio”… Administrar pensamentos é pensar positivo, é agradecer sem reclamar daquilo que não podemos mudar. Não podemos mudar as temperaturas, mas podemos mudar nossa postura, nossas atitudes. Não gosta de frio? Se agasalhe bastante e tente ver as coisas positivas que só podemos fazer no frio: tomar uma bebida quentinha, tomar caldos e sopas, ficar quietinho em casa num momento de folga, assistir a filmes e seriados, ler um bom livro debaixo do cobertor, ir dormir mais cedo.

    Alguns cuidados que precisamos ter (os mesmos do outono, eu diria):

    • Usar agasalhos adequados;
    • Usar meias e sapatos fechados – o corpo agradece se os pés estiverem quentinhos;
    • Usar protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados e chuvosos;
    • Usar hidratante corporal;
    • Usar hidratante labial ou manteiga de cacau, pois os lábios ressecam;
    • Usar repelente (caso tenha alguma parte do seu corpo exposta, a dengue ainda não se foi…)
    • Consumir alimentos e bebidas quentes como sopas e chás, caso você goste;
    • Continuar fazendo exercícios físicos (Xô, preguiça!);
    • Evitar pegar friagem, evitando ficar descalço, sem agasalho adequado e se expor ao frio após banho quente;
    • Evitar ambientes muito fechados e aglomerações, sempre que possível;
    • Evitar banho muito quente – quanto mais quente mais prejudica a pele;
    • É a época ideal para fazer tratamentos dermatológicos.

    Se você tem animais de estimação assim como eu (tenho cachorro e gato), lembre-se de que os bichinhos também sentem frio, como disse no post de outono. Certifique-se de que seu pet tenha um lugar quentinho para deitar, se precisa de ser coberto ou até de uma roupinha, dependendo da raça e da temperatura de onde você mora.

    No mais, minha dica é aproveite o melhor do inverno! Divirta-se com o clima aconchegante, com programinhas mais caseiros como assistir um bom filme e ler um bom livro. Ah, e cuidado com as guloseimas, lembre-se que tudo em excesso faz mal e comidinhas à mais vão virar quilinhos a mais!

    E você, o que gosta de fazer no inverno? Deixe aqui nos comentários!

    Bom inverno para nós!

    Até mais!

    Share Button

    Deixe uma resposta