• Vida Financeira
  • Como pagar contas em dia

    Imagem
    Imagem

    Continuando a aprofundar dica por dica do post Administrando Finanças Pessoais, passemos à dica n° 6: Pague suas contas em dia:

    “Cada conta tem o seu vencimento, ou seja, a data em que é preciso pagar essa conta. Se você não pagar nessa data, provavelmente pagará juros, multa por atraso e isso são gastos que podem ser evitados. Pagando em dia você evita juros, multas, aborrecimentos e evitará se enrolar com dívidas.”

    Vamos por partes:

    Você gosta de pagar contas? Porque não?

    O objetivo do post não é polêmica, mas reflexão: Porque a maioria das pessoas ou pelo menos algumas pessoas não gostam de pagar contas, ou associam o ato de pagar contas a algo ruim, negativo? Queria encontrar uma imagem para este post que representasse o pagamento de contas e como foi difícil encontrar uma imagem de alguém pagando contas com um semblante positivo. Pelo contrário encontrei várias imagens de pessoas com expressões de aborrecimento, raiva, cara de choro, demonstrando não gostar de pagar contas.

    Então percebi que está na hora de mudarmos isso, sabe? Pagar contas é algo normal, todos nós que vivemos num mundo capitalista estamos sujeitos a isso. Precisamos mudar essa crença de que pagar contas é ruim, mudar nosso pensamento, pagar contas é algo corriqueiro, faz parte da nossa sobrevivência.

    Cada conta tem seu vencimento:

    Podemos pagar pelo produto/serviço que adquirimos à vista ou à prazo.

    À vista: significa que  iremos pagar imediatamente, no ato da compra ou no máximo num prazo para emissão do boleto bancário e demais trâmites burocráticos.

    À prazo: significa que iremos pagar de acordo com o prazo oferecido pela empresa, de acordo com suas políticas de crédito. Geralmente o prazo é de 30 dias, o valor da compra pode ser parcelado e cada parcela vence a cada 30 dias.

    Contas que pagamos todo mês e que chamamos de despesas fixas tem datas fixas de pagamento. Cada despesa tem uma data, um prazo para ser paga. Se sua conta de água vence no dia 10, você sabe que tem até o dia 10 do mês vigente para pagar, e sabe que todo mês vai ser até o dia 10. Daí, com o tempo, fica até fácil de decorar as datas de vencimentos de cada conta ou pelo menos das fixas ou principais.

    Atrasos geram multa e juros

    Se uma conta não é paga até o vencimento, ela será paga apenas no banco que estiver determinado na conta. Geralmente, vem escrito no rodapé da conta: “após o vencimento pagar no banco tal“. Também vem escrito o valor e ou percentual da multa e dos juros, regra geral a multa é um valor único e os juros são valores diários, ou seja: quanto mais dias atrasar o pagamento, mais juros vai pagar. Depois de um certo tempo o banco não recebe mais a conta vencida, daí é preciso contactar a empresa geradora da conta para procurar saber como pagar e qual o valor a pagar, pois além de multa e juros outras despesas foram geradas devido a emissão do título e o não pagamento do mesmo. Portanto, atrasos geram multa, juros, despesas e aborrecimentos. Então administre bem suas finanças para não ter que pagar suas contas com atrasos, pois já té vimos aqui no blog que multas e juros são “ralos” para onde o dinheiro vai e não volta.

    Como lembrar de pagar contas em dia?

    Fato é que todos nós já deixamos de pagar uma conta por esquecimento ou por uma eventualidade. Lembro-me de uma única vez que eu esqueci de pagar o boleto da faculdade: eu mesma tinha a responsabilidade de pagar o boleto todo mês, mas, naquele dia, especificamente foi um dia muito tumultuado, muito atípico e, apesar de estar com o dinheiro na bolsa separado para pagar, só ao fim do dia, quando mexi na bolsa e vi o boleto, lembrei-me: esqueci de pagar a faculdade! Tive que ir no banco no dia seguinte, enfrentei fila e paguei R$8,00 de juros/multa, rsrsr! Estou rindo pois já fazem tantos anos… só que me formei vão fazer oito anos e ainda me recordo o valor. Estou contando pois, com você já deve ter acontecido situação semelhante. Eu tinha decorado a data de vencimento do boleto da facul, mas o perigo de decorar é que se algo foge da normalidade você sai do “automático” (foi o que aconteceu naquele dia tumultuado) e esquece. Sem falar que nossa memória falha, por melhor que ela seja, ela falha. Então, como lembrar?

    Anote! Se naquele dia, mesmo tumultuado, atípico e cheio de coisas para fazer, eu tivesse aberto a minha agenda e visto, além da minha lista de afazeres do dia, uma única linha escrita: “vencimento mensalidade facul“, o meu cérebro ia incluir o pagamento com a lista de afazeres e, mesmo com tanta coisa para fazer eu ia dar um jeito de pagar a conta. Eu gosto de agenda, de papel, de anotar e para mim funciona. Se você é mais do computador ou do celular, coloque um lembrete em algum lugar, coloque alarme, crie qualquer mecanismo que funcione para você e faça você lembrar dos seus vencimentos.

    Não deixe para o último dia: Outra dica é pagar antes do vencimento, no dia que você já tiver planejado suas finanças do mês, já estiver com o dinheiro em mãos, já pague de uma vez. Assim, mesmo se esquecer, você ainda tem chance de lembrar a tempo e pagar no prazo. Você também pode aproveitar para pagar várias contas de uma vez só, assim economiza tempo e faz um trabalho só. Mesmo assim, não deixe de agendar o vencimento, pois é uma oportunidade de conferir se realmente pagou.

    Débito automático: Uma estratégia para quem é mais esquecido é verificar a possibilidade de colocar suas contas fixas no serviço bancário de débito automático. Porém é preciso certificar-se que haverá saldo bancário suficiente nos vencimentos para não ficar devendo o banco. Então mesmo usando desta opção, agende os vencimentos para lembrar de olhar se tem saldo bancário suficiente para cobrir seu débito.

    Infelizmente sei que muitos brasileiros deixam de pagar contas em dia porque realmente não tem dinheiro para pagar e é lamentável, principalmente diante do cenário econômico em que vivemos hoje. Mas sem querer ofender quem está nessa situação (meu objetivo no post é ajudar administrar as finanças), temos outro post com a dica “gaste menos do que você ganha”… Portanto, vale cortar gastos, reduzir desperdícios e diminuir consumos para pagar em dia, com o objetivo de evitar pagar juros e multas e evitar se enrolar com dívidas. 😉

    Espero ter ajudado!

    Me conte aqui nos comentários se você tem alguma estratégia para lembrar dos pagamentos?!

    Até mais!

    Share Button

    1 Comentário

    1. Muito relevante parabéns.

    Deixe uma resposta