• Vida Financeira
  • Como anotar gastos mensais

    Hoje vamos falar da dica n° 3 do post administrando finanças pessoais: Anote tudo que você gasta durante o mês

    “Crie o hábito de anotar tudo que você gastar. Faça isso durante um primeiro mês, tenha sempre em mãos uma folha de papel, um caderno ou uma agenda e vá anotando ali tudo que você comprar, qualquer coisa, mesmo que seja uma bala. Ao final deste mês, na data que você escolheu para administrar suas finanças, você verá com o que você gastou o seu dinheiro.”

    Vamos por partes:

    Quais as formas de anotar os gastos?

    Podemos anotar ou podemos digitar os gastos numa planilha no computador, numa nota ou num aplicativo no celular. O método fica a seu critério, o que você achar mais viável para você, lembrando que todos tem vantagens e desvantagens.

    Folha de papel: anotar numa folha de papel é o jeito mais simples de todos, o importante é estar com essa folha o tempo todo, dobrada na sua carteira, por exemplo. Caso você queira deixar sua folha em casa, é melhor guardá-la num local fixo para não correr o risco de perdê-la. Aí será preciso lembrar de anotar num papel avulso ou numa nota no celular e depois transcrever para a folha. Anotar em papéis avulsos não é o ideal pois podem sumir e as contas não fecharem, mas sei que na correria, muitas pessoas acabam fazendo isso. Então, caso seja sua opção, só tome cuidado para os papeizinhos não sumirem.

    Sobre a forma de anotar, é uma lista simples, o nome do gasto e o valor são essenciais, pode acrescentar a data, caso queira.

    Caderno: é um jeito tão simples quanto a folha de papel, também é preciso estar com ele o tempo todo. No caso de mulheres que gostam de carregá-lo na bolsa, é importante que ele não seja muito grande ou muito pesado para ser carregado, e que, se for trocar de bolsa lembrar de incluí-lo na nova bolsa. Você pode também deixar o caderno em casa, daí não tem problema se ele for grande ou pesado, mas precisará carregar papel e caneta ou fazer notas no celular para depois transcrever para o caderno. Só não pode esquecer de transcrever ou perder as anotações!

    Sobre a forma de anotar é o mesmo esquema da folha, ou você pode usar um livro caixa, que já é próprio para essas anotações e não custa caro, em torno de R$8,00. Eu usei um durante o tempo da faculdade, quando eu trabalhava e estudava, carregava-o comigo em minha bolsa, e funcionava super bem.

    livro caixa
    Imagem

    Na página da esquerda, onde está escrito DEVE, você anota suas RECEITAS, ou seja, seus rendimentos. Na página da direita, onde está escrito HAVER, você anota suas DESPESAS, ou seja, seus gastos. Então ficaria, da coluna da esquerda para a direita: a data, a descrição (nome do rendimento ou do gasto) e o valor. Você pode anotar o nome do mês no topo da página, assim você começa seu controle mês a mês.

    P.S: Leitores contadores, não briguem comigo: estou adaptando o livro caixa para ser usado para finanças pessoais, do jeito mais simples que encontrei, ok? 😉

    Agenda: Algumas agendas já trazem páginas específicas para anotações da contabilidade mensal. A grande maioria dos modelos de agenda trazem páginas de anotações, onde você pode anotar o que quiser, inclusive sua contabilidade mensal. Ou você pode anotar seus gastos em qualquer outro lugar da sua agenda que você preferir, o importante é você localizar com facilidade esses dados. A vantagem da agenda é que ela está sempre com você, pode ser levada na bolsa, ou pode ficar em casa – aí temos que fazer registros paralelos em papéis avulsos ou notas no celular para transcrever depois.

    Planilha de excel: Uma opção para quem não gosta de fazer anotações é registrar seus gastos numa planilha do excel. Não é difícil fazer uma planilha, basta uma noção básica do excel. Mas, mesmo se você não tiver noção de excel, mas tem noção de informática, você encontra na internet vários modelos de planilha que você pode baixar e preencher com seus dados, podendo até adaptar para a realidade. O importante é tomar cuidado se o site é confiável, para não colocar um vírus no seu computador.

    Procure uma planilha que se adapte melhor a sua realidade, aquela que você olhe e pense: essa eu consigo preencher, essa atende o que eu preciso! Você pode testar mais de uma planilha, porque não? Vá testando até achar uma que você ache que vai lhe ajudar mais, que vai ser mais adequada.

    Imagem
    Imagem

    Você também pode criar sua própria planilha usando seus conhecimentos de excel. Dá para criar um esquema simples como o da anotação, com data, descrição e valor e dá para acrescentar fórmulas simples que substituem o uso da calculadora. E dá para fazer o que sua criatividade mandar: personalizar, colocar cores, incluir gráficos, tabelas, etc. Você pode até olhar modelos de planilhas prontas na internet e se basear para criar seu próprio modelo.

    Aplicativo de celular: Para quem gosta de aplicativos de celular, sabe que hoje em dia tem aplicativo para tudo que se imagina, isso inclui aplicativos financeiros. Então, quem gosta de celular e de aplicativos, pode pesquisar os aplicativos financeiros disponíveis, que sejam compatíveis com a tecnologia do seu aparelho e experimentar! A vantagem é que tendo seu celular sempre em mãos, você terá suas finanças sempre à mão também.

    aplicativo financeiro
    Imagem

    O que não faltam são formas de anotar/digitar/registrar seus gastos! Escolha a melhor forma para você, ou as melhores formas caso queira usar mais de uma e crie esse hábito, você pode sentir uma dificuldade no início, mas com o tempo vai criar o hábito e vai se perguntar porque não tomou essa decisão antes.

    Tão importante quanto registrar é ter disciplina em registrar. Independentemente da ou das formas que você escolher, seja fiel em registrar tudo, com cuidado para não esquecer ou perder uma anotação.

    Quanto a anotar durante um mês, se não der certo no primeiro mês, insista. Sempre haverá outro mês, faça novas tentativas até você treinar, pegar o jeito e deixar suas anotações funcionando “redondinho”!

    E você, como registra suas finanças? Conte aqui nos comentários!

    Até mais!

     

     

    Share Button

    1 Comentário

    1. Planilhas são sempre bem-vindas em qualquer projeto organizado que se propõe ao sucesso. Hoje em dia, temos planilhas para todos os fins e para qualquer pessoa ou empresa. Precisamos obter o hábito da organização e do controle dos nossos negócios. Excelente!

    Deixe uma resposta