• Vida Aprendente
  • Falando sobre Faculdade

    Faculdade
    Imagem

    Falamos aqui no blog sobre cursos profissionalizantes, sobre curso técnico e, na sequência, como prometido no post anterior, vamos falar de faculdade. Esse post é para você, que está na dúvida entre fazer faculdade ou não.

    Nos últimos anos no Brasil, foi difundida a mentalidade de “ter que fazer faculdade”, a princípio por uma exigência do mercado de trabalho que mudou, passando a valorizar as profissões de nível superior, e, consequentemente, as pessoas se atentaram sobre a importância de fazer uma faculdade.

    Porém o cenário do mercado de trabalho vem mudando, ao longo dessa última década o número de pessoas com escolaridade de nível superior aumentou consideravelmente, e fazer um curso superior atualmente já não é mais um diferencial para um mercado que está saturado de profissionais graduados.

    Essa saturação causou uma inversão no cenário: muitos com faculdade, poucos com curso técnico. Em termos de salário muitas profissões com nível técnico são mais valorizadas que algumas profissões de nível superior.

    A ideia aqui não é comparar faculdade com curso técnico, e sim deixar claro que, caso você queira realmente fazer faculdade, esteja ciente de que, com as recentes mudanças de cenário, isso não é garantia nem de emprego e nem de retorno financeiro.

    Quando me refiro a querer realmente fazer faculdade, é porque vejo que o “ter que fazer faculdade” citado anteriormente que a princípio era por exigência do mercado, acabou tornando-se um peso para muitas pessoas, como uma obrigação. Infelizmente alguns jovens já crescem com a expectativa de seus pais, de suas famílias e até mesmo de suas escolas e de seus professores que insistem na mentalidade de “ter que fazer faculdade”.

    Mas afinal, o que é uma faculdade?

    A faculdade é um curso de nível superior que exige escolaridade de ensino médio completo. A duração varia de curso para curso, mas a média é de quatro ou cinco anos. Não há uma idade mínima para se realizar o curso, desde que o candidato seja aprovado pelo resultado da prova de vestibular (o famoso passar no vestibular), ou dependendo da instituição, seja aprovado pelo desempenho na prova do Enem (passar com a nota do Enem). O objetivo principal de um curso superior é estudar de forma mais profunda sobre a profissão que ele habilita.

    Dentre as vantagens de uma faculdade podemos destacar:

    1. É um curso de estudo aprofundado;
    2. Adquiri-se muito conhecimento teórico;
    3. Adquiri-se cultura;
    4. É bem visto pela sociedade;
    5. É necessária dependendo da carreira escolhida;
    6. É uma realização pessoal.

    Vale a pena fazer uma faculdade?

    Na minha opinião, vale! Mas se a profissão que você escolheu exigir nível superior. Vamos por partes:

    • Você é o único responsável por escolher sua profissão, não deixe que seus pais, que sua condição financeira, que sua vontade de morar fora, que o status da sociedade, que seu emprego atual ou qualquer outra coisa ou pessoa escolha por você. Ouvir as pessoas é importante, bem como buscar informações, pesquisar vantagens e desvantagens, mas a decisão final é sua.
    • Você precisa pensar bem antes de escolher sua profissão e seu curso, ciente de que são no mínimo quatro anos de dedicação de estudo, de tempo e de dinheiro (mesmo que a faculdade seja pública há custos com transporte, alimentação, moradia e material escolar).
    • Você precisa conhecer seu real objetivo e se ele está ligado a principalmente a sua realização pessoal em primeiro lugar, antes até da sua realização profissional.
    • Você precisa preparar-se estudando para o vestibular e ou para o Enem, preparar-se financeiramente e preparar-se emocionalmente, mantendo a calma e o foco no objetivo durante esta preparação.
    • Você precisa estar ciente da realidade do mercado, de modo geral: está saturado de profissionais com curso superior, não há mais grandes retornos financeiros nem facilidade em encontrar e manter empregos.
    • Você precisa estar ciente de um fato que não lhe contam: a faculdade não lhe prepara para o mercado de trabalho. Busque fazer outros cursos técnicos e profissionalizantes para se tornar de fato um profissional.

    Resumindo, vale a pena fazer uma faculdade hoje em dia, por realização pessoal! Esse precisa ser o principal objetivo, você se realizar como pessoa, sem expectativa de retorno financeiro, de status social, de colocação no mercado e de realizar o sonho de alguém e não o seu.

    Um detalhe é que a palavra superior, significa que o ensino é superior ao ensino médio, no sentido de posterior. Fazer um curso superior, não significa que você é superior a alguém, infelizmente tem pessoas que confundem isso… perante Deus nenhum ser humano é superior ao outro, apenas Deus é superior a qualquer coisa! (Com todo respeito a quem não acredita em Deus, mas eu acredito).

    Minha opinião: esse pensamento de “ter que fazer faculdade” é cruel… não acho que todos tem que fazer faculdade… precisamos mudar essa cultura!

    Não faça faculdade por se sentir obrigado a fazer. Caso você sinta-se obrigado ou pressionado, mas sinta que não é o que você quer no momento ou que você não está preparado, converse com alguém de confiança ou com um profissional, no caso um orientador vocacional ou um psicólogo, com seus pais e professores, se for o caso. Lembre-se que tudo conversado é entendido!

    Não faça faculdade se não estiver sentindo-se seguro. Foi o que aconteceu comigo quando eu tinha dezessete anos, recém-formada no ensino médio: na hora de fazer a matrícula, acompanhada de meu pai, eu disse para ele que não era o que eu queria. Foi difícil no momento, mas depois ele me entendeu. E não era mesmo o que eu queria, tanto que três anos depois fui fazer outro curso, Administração como vocês sabem. E amei! Nesses três anos trabalhei como auxiliar administrativa, fiz pequenos cursos na área, me apaixonei pela administração e decidi fazer a faculdade focando na profissão que escolhi. Se não estiver seguro, talvez seja melhor esperar um pouco, um ano ou quantos julgar necessários… você tem a vida inteira pela frente e cada um tem seu tempo, não tem idade máxima para entrar na faculdade!

    Espero que o post, apesar de realista, lhe ajude a refletir!

    Reflita bem! E que Deus ilumine sua reflexão e sua decisão!

    Até mais!

    Share Button

    3 Comentários

    1. Joyce Camerine says:

      Você me marcou, foi a profissional que escolhi para me espelhar profissionalmente. Você será meu exemplo, pra vida! Me desculpe por não ter dito isso antes, mas é que anteciparam noss despedida. Você é uma pessoa sensacional!

      1. Anna Carolline Anna Carolline says:

        Que lindo, Joyce! Tenho certeza de que será uma excelente profissional! Obrigada pelo carinho e sucesso!

    2. Muito interessante!

    Deixe uma resposta