• Vida Aprendente
  • Administrando a vida para o volta às aulas

    volta às aulas
    Imagem

    Você vai começar os estudos ou voltar a estudar ou em 2016? O período de volta as aulas está aí, acabou o período de recesso de fim de ano e das férias escolares. Então está na hora de voltar às aulas, retomar os estudos com ânimo renovado e aprender muitas coisas legais.

    Vou dar algumas dicas aqui para você, estudante administrar sua vida e voltar aos estudos com pique total:

    1 – Vá ao primeiro dia de aula

    Alguns alunos gostam de faltar o primeiro dia de aula alegando que não tem nada de importante. Como professora, discordo. Em alguns casos não tem matéria propriamente dita, em outros casos tem sim, mas em todos os casos, o primeiro dia é voltado para a integração dos alunos, para que eles possam se familiarizar com os colegas e com o ambiente escolar. Sem falar que as informações mais importantes como direitos, deveres, limites e regras da instituição de ensino são dadas no primeiro dia de aula. Se você é adulto, vale para você também, ok? Afinal, o primeiro dia de aula é importante para todos os alunos, crianças ou adultos, independentemente se seu curso é de poucos meses.

    2 – Leve material no primeiro dia

    Se por um lado alguns alunos gostam de faltar o primeiro dia, outros vão, mas não levam material, o que é outro erro. Se você está começando um curso novo, procure saber se é para levar algo específico, ou, na dúvida, leve pelo menos um caderno e canetas para anotações. Afinal, como vimos na dica anterior, é no primeiro dia que são dadas informações importantes, então é bom anotá-las.

    3 – Organize-se para estudar

    Você vai estudar enquanto estiver no curso, certo? Errado! Durante o curso, você vai assistir as aulas, prestar atenção nas aulas, participar das aulas e aprender o conteúdo. Em casa, você vai estudar o que assistiu na aula. Aluno assiste aula, estudante estuda! Então de posse das informações dadas no primeiro dia de como vai ser o desenrolar do curso, já pense no tempinho que você vai ter em casa para pelo menos reler/rever os conteúdos vistos na aula daquele dia. O tempo vai variar de sua disponibilidade, se você é adulto e tem pouco tempo livre, dez minutos por dia já está valendo. Se você tem tempo livre, não tem “nem um passarinho para tratar”, dedique de uma a duas horas por dia, vai valer a pena, vai por mim! ;D

    4 – Use a agenda

    Quanto mais atarefado você for, mais a agenda vai lhe ajudar. Sei que alguns cadernos universitários vem com aquelas folhas de rosto para anotar horário das aulas e datas de provas e trabalhos. Se funciona para você, ok. Para mim não funciona, para a maioria de meus alunos também não (porque toda aula tem alguém me perguntando que dia mesmo que é a prova… #desabafodeprofessor). Percebo que os alunos que tem agenda, pode ser aquela escolar pequenininha, se organizam bem melhor. Sem falar que na agenda você pode anotar além de datas de trabalhos e provas, pode anotar o horário, contatos dos colegas, e-mails dos professores, dicas de livros, de sites, conteúdos que você quer rever em casa, dúvidas que você queira esclarecer e outros eventos da instituição escolar além de seus afazeres pessoais também.

    5 – Desligue o celular e desligue-se do celular

    Essa vai ser a última dica deste post para que ele não fique tão extenso. Afinal de contas, você está voltando das férias ou recesso e pegando o ritmo de leitura, não é mesmo? Mas eu vou fazer um outro post com mais dicas. O maior concorrente do professor é, sem dúvidas, o celular (#desabafodeprofessor). Na instituição em que trabalho é proibido o uso de celular na sala de aula, mas já trabalhei em instituições onde não havia nenhuma restrição. Percebi que sem restrição, se o celular de alguém toca, toda turma olha e perde a atenção na aula, se a musiquinha do toque for engraçada, vira piada e a turma toda dispersa. Mesmo estando no silencioso, se chega uma mensagem o aluno fica curioso para saber o que é e acaba olhando e desvia sua atenção da aula. Então, antes de entrar na sala de aula, desligue seu aparelho. Avise seus contatos em qual horário estará no curso, e assim que ligar o aparelho ao sair da sala de aula você retorna as ligações ou as mensagem do wathsapp.

    Espero que tenha um bom retorno às aulas, que vá no primeiro dia, levando seu material e sua agenda e com seu celular desligado! Preste atenção nas aulas, estude em casa e aprenda muito nesse ano de 2016!

    Até mais!

     

    Share Button

    Deixe uma resposta