• Vida Motivada
  • Filmes sobre Empreendedorismo – Meus Preferidos

    Selecionei alguns filmes que podem nos inspirar sobre empreendedorismo, escolhi os meus preferidos, por isso acabei repetindo alguns que já citei aqui no blog. Pretendo fazer outros posts com outras dicas, caso você queira (deixe nos comentários, por favor), pois são muitos os filmes que retratam esse universo empreendedor! A ordem da lista é do mais recente para o mais antigo:

    1 – Alice no país das maravilhas

    alice_no_pais_das_maravilhas

    Vejo a Alice como uma empreendedora curiosa que tem as características empreendedoras segundo o SEBRAE, uma inspiração para o empreendedorismo feminino e para o empreendedorismo de modo geral. Alice in Wonderland, 2010, Fantasia, Aventura, 1h49min.

    2 – Invictus

    13550

    Mandela, além de ser um exemplo de líder, também é um exemplo de empreendedor, não de um empreendedor do mundo dos negócios, mas de um empreendedor social que se preocupa com a sociedade, com seu povo. Ele nos inspira a empreender, mesmo que não sejamos do mundo dos negócios. Invictus, 2009, Drama, Biografia, Histórico, 2h14min.

    3 – Recém chegada

    recem-chegada

    Lucy Hill é uma executiva que aceita uma oferta de trabalho temporário em uma fábrica do Minnesota que passa por um processo de reestruturação. Ela é uma mulher empreendedora do mundo dos negócios e que vale a pena assistir sua saga. New in Town, 2009, Comédia Romântica, 1h37min.

    4 – A procura da felicidade

    A procura da felicidade

    Chris Gardner é um empreendedor que nos inspira com sua persistência, uma das características do perfil empreendedor segundo o SEBRAE e que confirma duas estatísticas: a dos empreendedores de sucesso que tem origem humilde e a dos empreendedores que experimentam fracasso em um negócio antes de experimentarem o sucesso. Baseado em fatos reais. The Pursuit of Happyness, 2007, Comédia, Drama, 1h58min.

    5 – Funcionário do mês

    filme-funcionario-do-mes

    Zack é um funcionário pouco dedicado que quer se tornar o funcionário do mês. Para isso ele precisará mudar suas atitudes. O empreendedorismo nesse filme não está muito escancarado, pelo contrário, está bem subjetivo. Mas o legal é que ele mostra que é possível empreender sendo o funcionário e não necessariamente sendo dono do negócio. Employee of the Month, 2006, Comédia, 1h48min.

    6 – Kinky Boots – Fábrica de Sonhos

    KinkyBoots

    Charlie Price é dono de uma empresa familiar que contrata Lola para criar modelos de sapatos, afim de salvar o negócio da falência. Se trabalhar numa empresa familiar já é um desafio, imagine empreender! É uma inspiração para empreendedores, principalmente para aqueles que trabalham em empresas familiares. Baseado em fatos reais. Kinky Boots, Comédia, 2005, 1h47min.

    7 – Chocolate

    chocolate-filme

    Vianne Rocher é uma empreendedora a frente de seu tempo que abre uma loja de chocolates em uma pequena cidade e a população duvida de que o negócio vá durar muito tempo. Um exemplo para mulheres empreendedoras, empreendedores de micro e pequenas empresas e empreendedores em geral. Chocolat, 2001, Comédia Romântica, 2h01min.

    8 – A fuga das galinhas

    Fuga das Galinhas

    A Sra. Tweedy, dona do galinheiro não é nem de longe uma empreendedora de sucesso e podemos aprender com seus erros. Em contrapartida, a galinha Ginger é uma empreendedora persistente e com ela, sim podemos aprender sobre empreendedorismo nas divertidas tentativas de sair do galinheiro. Chicken Run, 2000, Animação, 1h24min.

    9 – Tucker, um homem e seu sonho

    Trucker The Man and His Dream

    Tucker é um exemplo de empreendedor a frente de seu tempo, criou uma empresa com um novo conceito de automóvel, deixando sua contribuição à indústria de automóveis que permanece até os dias atuais. Um filme completo, ao meu ver, sobre empreendedorismo, onde a maioria, se não todas, as características do empreendedor são contempladas. Baseado em fatos reais. Tucker,The Man and His Dream, 1988, Comédia dramática, 1h50min.

    Esses são meus preferidos do tema empreendedorismo, dentre eles temos vários gêneros, alguns baseados em fatos reais, alguns do mundo da imaginação, alguns mais antigos, outros mais novos, alguns que fizeram sucesso, outros nem tanto, mas todos, como clareza ou com sutileza, nos inspiram a empreender.

    Espero que você goste de algum dos filmes selecionados na lista acima e que sirva de inspiração para que você empreenda mais!

    Me conta aqui no comentário se gostar de algum!

    Até mais!

    Fonte do Título Original, Ano de Lançamento, Gênero e Duração do Filme: http://www.adorocinema.com e http://www.interfilmes.com
    Share Button

    1 Comentário

    Deixe uma resposta