• Vida Empreendedora
  • Falando sobre Empreendedorismo

    Imagem

    Hoje vamos falar um pouquinho sobre empreendedorismo. Você sabe o que é? Trouxe um conceito de Robert D. Hisrich, que nos diz que “empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.” Existem vários conceitos de empreendedorismo, particularmente eu gosto bastante deste que citei pois é simples, completo e bem atual.

    O Brasil é um país de empreendedores. Alguns brasileiros empreendem por necessidade, outros por oportunidade. Segundo reportagem da revista Exame de 29/03/2015, o Brasil é o primeiro em ranking de empreendedorismo de 2014, sendo que o segundo lugar é a China. Creio que em 2015 o número de empreendedores no Brasil vai crescer ainda mais, por estarmos enfrentando um ano de desemprego e crise econômica. Para tirar o “s” da palavra “crise” transformando-a na palavra “crie”, é preciso empreender e enxergar oportunidades onde a grande maioria dos brasileiros está enxergando ameaças.

    Apesar de não existir na literatura um consenso do perfil empreendedor, ou seja das características e dos comportamentos comuns e próprios dos empreendedores, alguns estudos buscaram levantar essas características e esses comportamentos, afim de definir um perfil empreendedor. O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, aponta 10 características principais do comportamento empreendedor, são elas:

    1 – Busca de Oportunidades e Iniciativa

    O empreendedor é aquele que busca oportunidades, que enxerga oportunidades onde pessoas comuns enxergam problemas, círculos viciosos, caos ou confusão. Além de enxergar essas oportunidades, ele tem iniciativa para realizar algo, ou seja, ele age rapidamente para criar algo diferente e de valor antes que alguém o faça.

    2 – Persistência

    O empreendedor é aquele que demonstra persistência na busca de seus objetivos. Muitas pessoas desejam alcançar algo mas desistem no meio do caminho diante de um obstáculo. O empreendedor busca com perseverança aquilo que quer, mas pode até mudar de estratégia ao longo do caminho e corrigir rotas, afinal, persistir não significa persistir no erro, não para o empreendedor!

    3 – Correr Riscos Calculados

    O empreendedor é aquele que conhece os riscos dos seu negócio e que avalia se vale à pena correr esses riscos, se são riscos moderados, ou seja, riscos não muito grandes (acho difícil explicar essa característica, espero que entenda), avalia se há como diminuir esses riscos ou se há como optar por outras estratégias ou outras alternativas para diminuir ainda mais os riscos.

    4 – Exigência de Qualidade e Eficiência

    O empreendedor busca constantemente a qualidade e a eficiência em tudo o que ele faz. Ele sempre encontra formas de fazer algo mais bem feito, melhor, mais rápido, ou seja, ele quer que seus produtos e ou serviços sejam cada vez melhores, atingindo ou até excedendo a excelência. Afinal, é melhor fazer algo bem feito uma única vez do que ter que refazer várias vezes gerando retrabalho.

    5 – Comprometimento

    O empreendedor compromete-se com ele mesmo e assume a responsabilidade por seus resultados, buscando solucionar problemas que possam surgir ao longo do caminho na busca de seus objetivos, esforçando-se para ser fiel a seus objetivos. Diferentemente de algumas pessoas comuns que culpam os outros, o governo, a situação financeira, a crise… quando não conseguem chegar ao resultado que desejavam.

    6 – Busca de Informações

    O empreendedor busca obter informações, busca estar sempre informado, ou melhor sempre bem informado sobre seu empreendimento e tudo que o cerca, diretamente ou indiretamente. Apesar de estarmos na era da informação, muitas pessoas comuns se perdem em meio à tantas informações recebidas à todo instante e não sabem diferenciar quais são importantes ou não, e o que fazer com elas. O empreendedor sabe!

    7 – Estabelecimento de Metas

    O empreendedor estabelece metas para alcançar seus objetivos. Suas metas são desafiantes e têm significado pessoal. Ele sabe o que quer, sabe onde quer chegar, e sabe como chegar lá através de suas metas. A maioria das pessoas comuns não sabe, de fato, estabelecer metas e vivem no “deixa a vida me levar”. Aqui no blog já falamos um pouquinho sobre metas, dá uma olhadinha nos posts anteriores para você ficar por dentro!

    8 – Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

    O empreendedor planeja. Quem acompanha o blog já leu alguns posts de planejamento, que é uma das quatro funções do administrador (planejar-organizar-dirigir-controlar). Portanto, todo empreendedor é administrador, mas nem todo administrador é empreendedor. Entenderam? A administração está intrínseca nas características do empreendedor aqui citadas. Além de planejar ele monitora, ou seja controla seu planejamento revisando-o constantemente para saber se precisa de ajustes para chegar aos resultados.

    9 – Persuasão e Rede de Contatos

    O empreendedor constrói, mantém e desenvolve sua rede de contatos, composta por pessoas  que possam interagir com ele e contribuir com os objetivos do seu empreendimento. Ele consegue conversar, dialogar, expor suas ideias e negociar com essas pessoas. Essa troca, essa parceria é muito importante no universo do empreendedorismo.

    10 – Independência e Autoconfiança

    O empreendedor é independente e autoconfiante. Busca autonomia em suas ações e busca manter seu ponto de vista perante a oposições de outras pessoas ou perante a resultados aparentemente desanimadores. Ele confia nele mesmo, no seu potencial, no seu espírito empreendedor e na sua capacidade de realizar algo que pessoas comuns julgam como muito difícil.

    Quando alguém, algum aluno, me pergunta o que é empreendedorismo, eu faço algo simples que fizeram comigo um dia, mas que ajuda muito a entender o que é: aponto para a lâmpada mais próxima e digo ” Está vendo aquela lâmpada? Eu vi primeiro!” 😉

    Em tempos de crise no nosso país, o empreendedorismo pode ser uma forma de gerar oportunidades de negócios, gerar renda, gerar novos empregos, girar a economia e até gerar motivação para nosso povo brasileiro!

    Espero que este post lhe ajude a entender o que é empreendedorismo ou quem sabe até ajude a despertar o empreendedor de sucesso que vive em você!

    Até mais!

    Share Button

    Deixe uma resposta