• Vida Profissional
  • Dia do Professor

    Fonte
    Fonte

    Hoje, dia 15 de outubro, comemoramos o dia do professor. Posso dizer que essa é uma das datas comemorativas de profissão mais lembradas. A grande maioria das pessoas se lembra do dia do professor, pois a grande maioria das pessoas tem ou já teve um professor que merece ser lembrado com carinho.

    Seria clichê dizer aqui o quanto a profissão do professor é importante, visto que sem ela não haveria nenhuma outra profissão. Ela é a profissão “mãe” de qualquer outra. Também seria clichê dizer que infelizmente a profissão de professor não é valorizada no nosso país, financeiramente falando, profissionalmente falando e pessoalmente falando, pois sabemos que há muitas pessoas que se sentem no direito de desrespeitar o professor.

    Mas não estou aqui para me queixar ou reclamar, não! Sou professora e posso dizer que hoje esta é a minha principal profissão, minha principal fonte de renda e minha ocupação em maior parte do meu tempo. Posso dizer que é uma profissão que exerço com amor, onde posso ensinar aos meus alunos o que sei de administração e ao mesmo tempo aprendo muito com eles sobre como administrar a vida.

    Optei por não enfatizar muito sobre o papel do professor nesse post, o objetivo aqui é lembrar que, o professor merece nosso respeito, nossa admiração e nossa valorização quanto sociedade.

    Por isso, se você é estudante, peço de coração: valorize seu professor! Seja educado ao conversar com ele, ouça o que ele tem a dizer, cumpra as tarefas que ele propõem e faça sua parte sendo um aluno disciplinado e estudioso. Algo que desgasta, desanima e desmotiva qualquer professor é a indisciplina: ficar chamando a atenção, pedindo para falar baixo, para falar menos, para fazer silêncio, pedindo para acordar (sim, as vezes é preciso)… poxa, isso cansa… Me desculpem o desabafo, não era a intenção inicial, mas penso que muitos professores que me acompanham aqui no blog hão de concordar comigo! Parabenize seu professor nesse dia, tenho certeza que ele ficará feliz!

    Digo por experiência própria, pois fico muito feliz quando recebo homenagens no dia do professor: uma lembrancinha, um cartão, um abraço ou um simples parabéns! Meus alunos são incríveis e não deixam a data passar em branco, fazem mais do que eu mereço, até festinha surpresa já ganhei! E sou muito, muito grata pelo carinho deles!

    Se você já não é mais estudante, parabenize seus ex professores, pelo menos aqueles que marcaram positivamente sua vida, uma simples postagem numa rede social linkando o nome deles já é algo bem legal, caso não possa ligar ou vê-lo pessoalmente, visto que nossa vida é corrida.  Também digo por experiência própria e hoje já curti postagens no meu facebook onde fui marcada por meus ex alunos e fiquei feliz pela lembrança!

    Parabenize os professores que você conhece, que fazem parte do seu círculo familiar e de amizades, tenho certeza que eles vão ficar lisonjeados!

    Lembro-me de quando era criança e, apesar de ser de família simples, fazia questão de levar uma rosa do jardim de casa mesmo ou um doce feito pela mamãe, quando não podia comprar alguma lembrancinha.

    Mais importante que parabenizar aos professores uma vez no ano, penso que é valorizar esse profissional todos os dias do ano letivo, sendo um bom aluno, como disse anteriormente.

    Mais do que o reconhecimento dos alunos, o professor precisa do reconhecimento e do apoio da família do aluno, da comunidade escolar, da sociedade como um todo e do país! Espero que um dia possamos reverter o atual quadro da educação brasileira e valorizar mais a profissão de professor.

    A todos os professores que me acompanham aqui no blog, desejo parabéns! Não só por este dia mas pela profissão desafiadora e linda que escolheram!

    Até mais!

    Share Button

    Deixe uma resposta