• Administrando a Vida
  • Como organizar a vida

    Fonte
    Fonte

    Se sua vida está uma bagunça e você quer organizá-la, mas não sabe por onde começar, acalme-se!

    A primeira coisa a se fazer realmente é se acalmar, respirar fundo para que você possa pensar por onde começar. Ao contrário do planejamento de vida, onde minha dica foi começar num âmbito maior e mais generalista, tomando como base as áreas da vida e pensando em objetivos por área, minha dica para organização de vida é começar do que está mais fácil de resolver, do que está menos “bagunçado”. Imagino que você tenha muito trabalho a fazer e se pensar em tudo que tenha para organizar pode ser que a ansiedade lhe abrace e você não saia do lugar. Por isso vamos por partes…

    Pense em algo que está bagunçado em sua vida que esteja mais fácil de resolver: provavelmente se você chegou num ponto de não saber por onde começar, deduzo que sua casa, seu quarto, sua cama, seus pertences estejam bagunçados… e até seus pensamentos! Acertei? Escolha um ponto de partida, sugiro, por exemplo, que arrume sua cama. Você levará poucos minutos para fazer isso e se sentirá mais motivado a arrumar outras coisas.

    Pode parecer bobagem, mas alguns estudos afirmam que o ambiente exerce influência sobre nós. Quando você imagina uma pessoa bem sucedida, como você imagina o ambiente em que ela vive? Todo bagunçado ou todo arrumado, organizado? Certamente você imagina no mínimo um ambiente agradável e bonito e o que possibilita a beleza deste ambiente no mínimo é a organização do mesmo.

    Nós gostamos de ver coisas bonitas, portanto também gostamos de ver coisas organizadas, às vezes nem temos consciência disto, mas nosso cérebro funciona melhor quando vemos coisas organizadas, agradáveis e bonitas. Eu, por exemplo, quando entro na sala de aula, sempre peço aos alunos para alinharem as carteiras, seja em fileiras ou em círculos. Eu não consigo dar uma boa aula expositiva com carteiras desalinhadas e quem gosta do assunto comunicação sabe que a organização do ambiente influencia até na interatividade das pessoas durante um diálogo.

    Acho que um bom ponto de partida é organizar seus pertences e seus ambientes, por exemplo: sua cama, seu guarda-roupas, seu quarto, sua casa, seus arquivos de computador, seus livros, seus objetos, seus pertences espalhados pela casa e por aí vai.

    O ideal é tirar um dia para fazer isso: um fim de semana, um feriado mais prolongado, emendado à um fim de semana, ou seja: dedicar uns dias de sua vida onde a prioridade seja organizar “coisas”.

    Que fique claro que não estou pedindo/incentivando ninguém a perder dias com organização, por favor, não me interpretem mal! É apenas uma sugestão para quem precisa de um choque de organização e que vai precisar investir um tempinho com algo que é importante para alavancar sua vida, ok?

    Agora, pode ser que você não tenha como tirar dias para se organizar. É o ideal, mas, na correria em que vivemos, sei bem que nem sempre é viável. Se é o seu caso, então sua organização terá que ser aos poucos mesmo, paciência e perseverança e vamos lá: anote tudo o que você quer organizar e que organizaria se tivesse aí uns dias livres para isso: depois, veja quanto tempo livre você tem durante seu dia para dedicar a sua organização e mesmo que você só tenha quinze minutos, garanto que já está de bom tamanho! O segredo é você usar o tempo livre do dia para se organizar e ir riscando na sua anotação aquilo que já fez, isso lhe incentiva a fazer mais.

    E, mesmo que você consiga dar uma guinada na sua organização, o importante é você manter as coisas razoavelmente organizadas (totalmente pode ser irreal) no seu dia a dia, para que você não seja escravo da organização e fique gastando seu precioso tempo só organizando coisas. O sentido de organizar é para ter mais liberdade para aproveitar a vida e não cair num ciclo vicioso: deixa chegar no ponto de caos, perde um tempo enorme arrumando, deixa chegar novamente no caos, perde outra vez um tempo enorme arrumando. (Tenho para mim que pessoas que dizem não gostar da organização, sejam essas que vivem num ciclo vicioso “bagunça-organiza”, aí não tem como gostar de organização, né…)

    Esse assunto está apenas começando aqui no blog, mas, se depois dessa leitura você correr para organizar algo, mesmo que pequeno, já é um grande passo, sua organização de vida já começou!

    Espero você nos próximos posts,

    Até mais!

    Share Button

    Deixe uma resposta