• Vida Profissional
  • Dia do Estagiário

    Fonte
    Fonte

    No dia 18 de agosto comemora-se o dia do estagiário. Aproveitei o ensejo para homenagear aos estagiários do meu convívio, aos meus alunos e ex-alunos que estão estagiando ou que já estagiaram e a todos que já passaram por esta fase de estágio e que hoje são profissionais que admiro. Nada mais justo do que homenagearmos àquele que é o maior alvo de piadas e brincadeiras no ambiente de trabalho. Quem é que nunca fez uma piadinha envolvendo um estagiário, não é mesmo?

    Afinal, quem é o estagiário?

    Segundo CASTIGLIONI (2006), “estagiário é o aluno que, comprovadamente, está frequentando cursos de ensino superior, de ensino médio, de educação profissional de nível médio ou superior, ou escolas de educação especial. Como parte de seu aprendizado o estagiário atua em determinada empresa desenvolvendo atividades correlatas a sua área de estudo. A contratação de estagiário se dá com a participação de três partes: escola (denominada instituição de ensino), estagiário e empresa (denominada unidade cedente).”

    O estagiário é alguém que estuda e trabalha, simultaneamente, só isso já é motivo para admiração, pois trabalhar e estudar, ao mesmo tempo, é bastante cansativo, além de exigir foco e determinação.

    Grandes profissionais começaram suas carreiras como estagiários.

    Se você já foi estagiário, sabe o quanto o estágio é importante para a carreira profissional, no sentido de aprender a fazer, de colocar em prática o que se aprende nas aulas, de se inserir na realidade do mundo do trabalho.

    Se você é estagiário, parabéns pelo seu dia! Parabéns por estar se esforçando e se dedicando para aprender uma profissão, conciliando estudos e trabalho! Desejo que seu sacrifício seja recompensado a medida que você for se transformando em um profissional. E desejo que você se torne um profissional exemplar!

    Se você não é um estagiário, parabenize os estagiários que você conhece pelo dia deles! E, ao fazer brincadeiras, policie-se para que sejam brincadeiras saudáveis e aceitáveis no mundo do trabalho, lembre-se de que não são todas as pessoas que gostam de brincadeiras e de que nem todas as brincadeiras são cabíveis no ambiente de trabalho.

    Se você é empregador, ofereça oportunidades de estágios junto à instituições de ensino local, vale à pena fazer a diferença na vida de um estudante que, futuramente, pode enriquecer o capital intelectual de sua empresa!

    Sou muito grata pelas oportunidades de estágio que tive, aprendi muito, aprendi coisas que foram muito úteis na minha vida profissional e que ainda são! Ser estagiário é passar por uma etapa da vida profissional, uma etapa que passa muito rápido e que deixa aprendizados que perduram no tempo.

    Por isso, estagiário, parabéns novamente pelo dia de hoje! Aproveite bastante seu estágio, encare-o como um degrau a ser subido na sua carreira, agradeça ao empregador que deu a você a chance de estagiar em sua empresa e tenha paciência com as “piadinhas” dos colegas, kk! Feliz dia do estagiário!

    Share Button

    Deixe uma resposta