• Vida Aprendente
  • Dia Nacional do Estudante

     

    Estudante Administrando a Vida
    Imagem

    Nada melhor do que estrear a categoria Vida Aprendente na data em que comemoramos o dia nacional do estudante. Antes que você questione, a palavra aprendente existe sim, aprendi na palestra do professor Eduardo Carmello, me apaixonei por ela e incorporei ao meu dicionário. Existem alunos, existem estudantes e existem aprendentes, a diferença é bem sutil:

    Aluno: Indivíduo que recebe instrução em estabelecimento de ensino. Aquele que apenas assiste as aulas em sala de aula.

    Estudante: Indivíduo que estuda. Aquele que estuda, além de assistir as aulas.

    Aprendente:  Indivíduo que aprende, o aprendiz, aquele que está em constante busca pelo conhecimento. Aquele que é protagonista da sua evolução.

    Sempre digo para meus alunos que, além de alunos, eles precisam ser estudantes e que, se além de estudantes eles se tornarem aprendentes isso fará toda a diferença para a vida deles!

    Admiro quem estuda! Gosto de conversar com pessoas que estudam, gosto de conviver com pessoas que estudam, pessoas que estudam pelo prazer de estudar! Se você se identifica, parabéns, admiro você! Se você não se identifica e continua lendo, parabéns, você pode mudar sua vida! Gosto de incentivar as pessoas a estudarem a se tornarem eternas aprendizes, a se tornarem aprendentes protagonistas de sua própria evolução.

    Eu amo estudar, me considero aprendente! Sei bem que estudar não é fácil: exige esforço pessoal, disciplina, comprometimento, renúncias. Exige metas, exige foco. Eu tive o privilégio de ter pais que foram meus maiores incentivadores a estudar. Venho de família simples, mas nunca me faltou nada, inclusive livros. Meus pais me ensinaram a cultivar o amor pelos estudos e cumpriram com maestria seus papéis de educadores, não terceirizaram esse papel para a escola. Infelizmente nem todos tem esse privilégio, e quem não tem apoio da família mesmo assim precisa estudar e com mais dedicação e com mais força de vontade.

    Se você é aluno, torne-se estudante! Assista as aulas com amor, com atenção e, além disso, estude o conteúdo que viu na aula, estude em casa, coloque uma meta de acordo com seu tempo diário disponível, releia o conteúdo visto em aula, faça pesquisas na internet, faça anotações. Não faça o mínimo, faça o máximo!

    Se você é estudante, torne-se aprendente! Estude todos os dias com amor, com foco e com atenção. Busque informações na internet, no noticiário, nos livros, nas revistas, nos jornais… Coloque metas de leitura, defina horários de estudos, incorpore o ato de estudar como hábito na sua vida e busque aprender com tudo que existe ao seu redor!

    Se você é aprendente, continue buscando conhecimento num ato de aprendizagem constante!

    Parabenize os estudantes que você conhece, pessoas do seu convívio que merecem ser valorizadas. Precisamos valorizar cada vez mais nossos estudantes, para que se tornem aprendentes! Precisamos valorizar nossos filhos quanto alunos/estudantes! O apoio da família faz uma diferença enorme, eu vejo isso como professora!

    Creio que vamos mudar nossa sociedade a medida em que mudarmos a nós mesmos, estudando mais, aprendendo mais, adquirindo mais conhecimento, exercitando nossas memórias, utilizando mais nossas inteligências, tornando-nos mais cultos e valorizando mais as pessoas que já fazem isso.

    Essa mudança precisa ser imediata, comece dando seu primeiro passo, comece hoje: o que você vai estudar hoje?

    Comece hoje parabenizando aos alunos, aos estudantes e aos aprendentes que você conhece! Afinal a data é propícia e um simples “parabéns” faz diferença sim para quem merece ser valorizado!

    Vamos começar a mudar hoje nossa sociedade: vamos fazer nossa parte, vamos estudar, vamos nos tornar aprendentes!

    Feliz dia do estudante e até mais!

     

    Share Button

    Deixe uma resposta